Porque sua música é horrível

Existem milhões de respostas genéricas pra essa pergunta. Desde as mais fáceis, do tipo: “Porque iniciante é ‘iniciante’, então mal sabe mexer os dedos pra tocar alguma coisa” “Porque estuda pouco e errado” “Porque estuda muito e errado” “Porque estuda errado” Até as respostas um pouco menos genéricas e mais complicadas, do tipo: “Porque o…

Continuar Lendo →

Notas Desiguais: artinha não-escrita para piano

Quando um estilo musical é vivo e tradicional (ou seja, não é doidera inventiva que sai da cabeça de um indivíduo só porque ele quis), nem tudo o que pode ser feito com a música está diretamente escrito na partitura. No vídeo que eu publiquei AGORA no Youtube, dou o exemplo das “notas desiguais”. Assista…

Continuar Lendo →

Secretamente comemoro a sua derrota no piano

Dom Bernardo, abade do mosteiro trapista, conta em uma de suas aulas uma história muito interessante. Quando foi jesuíta, ele se submeteu a um treinamento central da Companhia de Jesus: Observar a si mesmo até encontrar suas inclinações pra maldade. Ele olhava, olhava, olhava e só achava a força que queria combater o mal, não…

Continuar Lendo →

Só corre quem não anda

Outro dia, falei que o aumento da velocidade de pouquinho em pouquinho funciona só até certo ponto. Minha intenção não era falar mal do “aumentar de pouquinho em pouquinho”. Era dizer que isso tem um limite. Só isso. Sabe, às vezes um charuto é só um charuto… Sem nenhum simbolismo patriarcal por trás. Mas suspeitando…

Continuar Lendo →

20 alguma-coisa sobre imitação musical (para iniciantes e avançados, amadores ou profissionais)

* “Imitação musical” NÃO é apenas copiar as teclas. * “Imitação musical” é imitar o resultado musical. * Imitar por si mesmo não causa nenhum vício. * APENAS copiar as teclas de um tutorial, sem um plano didático, é a “imitação” ruim, que resultará em vícios e estagnação. * A mistura de imitações cria um…

Continuar Lendo →

Eu sei o que você fez na lição passada

No tempo de escola, eu tinha a impressão de conseguir enganar os professores: tarefas feitas na última hora, trabalhos copiados de outros alunos, fofoca e piadas nos trabalhos de grupo que deveriam produzir o resumo de algum livro de literatura. Mas quem estava enganado era eu. Aluno jamais engana professor. Professores enganam que podem ser…

Continuar Lendo →

REPERTÓRIO CLÁSSICO AVANÇADO

Acabei de publicar um vídeo no Youtube que não é para ensinar um programa ou repertório de apresentação, nem uma lista de músicas, mas para falar como um estudante avançado de música clássica deve pensar em um repertório DIDÁTICO. “Repertório Didático” no sentido de explorar as várias características de diferentes épocas e compositores para continuar…

Continuar Lendo →

Uma novidade cheia de traças e teias de aranha

Recentemente assisti à uma entrevista do músico Lobão, e ele dizia que, no começo do século XX, havia um sentimento geral de insatisfação musical, causado principalmente pela opinião de que a música chegara num beco sem saída, ou seja, haviam se esgotado as possibilidades para novas composições. Segundo Lobão, o tal esgotamento não era verdadeiro,…

Continuar Lendo →

Como você se sente depois de estudar?

Varia muito, certo? Tem dia que nos arrastamos até o piano, mas no final nos sentimos bem. Aliás, um dos remédios da preguiça e do desânimo, é forçar um pouquinho com ajuda da força de vontade, pra que elas desapareçam enquanto vamos sentindo que tudo está dando certo no piano. Enfim, existem vários jeitos de…

Continuar Lendo →

Como aprender piano mais rápido

Relaxe… Não inventei o método mágico pra ensinar piano em 24 horas. É o seguinte: O segredo pra avançar rapidamente no aprendizado de piano está nos 20 minutos. Não os mesmos 20 minutos que sempre recomendo para os iniciantes ou para os sem-tempo. São 20 minutos com outro objetivo. (aliás: são 20 minutos COM objetivo)…

Continuar Lendo →