Seria mais fácil se eu defendesse isto

Seria 20.000.000 de vezes mais fácil pra minha pessoa, se eu simplesmente abraçasse a filosofia do “só toco pra mim” que a imensa maioria dos interessados em piano pela internet é adepta. Bastava eu reforçar essa idéia nos meus alunos ou, no mínimo, que jamais falasse sobre isso, deixando que cada um decida se vai…

Continuar Lendo →

Lista de música NÃO é um método

Dezenas e dezenas de livros famosíssimos para aprender piano, muitos que chamamos de “método”, alguns até com “método” no próprio título ou subtítulo. Abrimos esses livros e o que vemos? Uma coleção de partituras, supostamente para o iniciante seguir desde o começo, música a música, até se desenvolver em algum ponto proposto por este “método”.…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: Estudo Revolucionário de Chopin

Hoje é simples… Vamos complicar pra mão esquerda. Veja aqui como praticar o tradicional Estudo Revolucionário de Chopin:

Continuar Lendo →

Para sempre com “mãos separadas”?

É o seguinte: No começo, “mãos separadas” servem pra CRIAR algumas habilidades inexistentes em relação ao contato com o piano. Depois, “mãos separadas” são ferramentas para lidar com trechos musicais desafiadores (desafiadores por qualquer motivo que seja, rítmico, técnico, expressivo, ou coisa mais pessoal como um dia ruim, preguiça etc etc). E claro que a…

Continuar Lendo →

Onde fica o 80/20 do piano?

A lei de Pareto (ou regra 80/20) define que 80% dos resultados são produzidos por 20% das causas. Os exemplos famosos disso são: 80% dos crimes são cometidos por 20% dos criminosos; 20% dos produtos num supermercado representam 80% das vendas; 80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas; etc etc etc.…

Continuar Lendo →

Você não precisa de técnica

“Técnica” é papo de professor e coisa de sabichão que só sabe criticar. É uma palavra genérica demais, imprecisa demais, opressora demais. Concordo com tudo isso. E vou mais além: teclados eletrônicos com teclas molinhas, sem sensibilidade de intensidade, somados ao jeito “toque piano fácil” espalhados pela internet, que é tocar a nota fundamental na…

Continuar Lendo →

A cura para um péssimo dia no piano

Música é uma coisa maravilhosa. Agora, fazer os dedos darem vida a uma música no piano, pode ter seus dias de terror. Aonde ficou aquela maravilha toda? Bem, a cura para aquele dia que você foi pro piano e sentiu que não saiu nada, que mais perdeu tempo do que outra coisa, é muito simples…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: você foi enganado

Tem uma malandragem que muitos compositores e pianistas usam pra deixar a música parecer mais difícil do que é. Não se engane hein. Aqui está:

Continuar Lendo →

Lista de músicas para aprender piano: 50% certo ou 50% errado

Mês passado publiquei um vídeo no Youtube comentando algumas listas de músicas separadas por nível que encontrei por aí na internet, e uma coisa que eu disse logo no começo foi mais ou menos o seguinte “não tenho o costume de recomendar uma lista genérica de músicas”, dizendo isso sem mais explicações, esperando que alguém…

Continuar Lendo →

Primeira LIVE aberta (20h00)

Depois de tantos anos publicando coisas na internet, hoje farei minha primeira live aberta a todo o público. Vamos conversar sobre como tornar nossa execução no piano mais emocionante. Será hoje, quinta-feira, às 20h00 (horário de São Paulo), neste link do Youtube:

Continuar Lendo →

Página 1 de 151