“EU NAO SEI O QUE FAZER NO PIANO”, parte 1

A parte 1, como não poderia deixar de ser, é especial para os quase-iniciantes, os iniciantes, e os pós-iniciantes no piano que dizem “– SOCORRO! NÃO SEI O QUE FAZER NO PIANO… EH MUITA TECLA E POUCO DEDO…”. Quem não estiver nessa classificação ou situação, basta não continuar lendo e tocar a vida normal. A…

Continuar Lendo →

2021 é o ano mais perigoso de todos

Do meu ponto de vista, 2021 é a melhor oportunidade que vamos ter. “Vamos” não é referência a nenhuma revolução… É “vamos” de “nós vamos”, mas no sentido pessoal. Não é social, nem comunitário, nem político. Sim, eu sei que há um monte de tentativas de revolução de vários tipos em andamento… Mas, elas acontecendo…

Continuar Lendo →

O que é “estudar piano”?

Todo mundo sabe que uma coisa que só parece não necessariamente é. Pois é… 45 minutos assistindo vídeo-aulas, mesmo as minhas, não é estudar. Parece que é estudar. Mas não é. É o que então? Simples: 45 minutos assistindo vídeo-aulas é exatamente 45 minutos assistindo vídeo-aulas. Pra virar estudo você precisa traçar o plano de…

Continuar Lendo →

Ritmo e compasso são a mesma coisa?

Essas e outras dúvidas respondidas aqui: 1) “Comecei com 18 anos mas fiquei uns 3 anos parada e voltei ano passado a tocar, mas infelizmente no momento estou sem professor, pois moro em cidade pequena e aqui é difícil demais de achar um professor que seja bom” Sim, aulas presenciais serão sempre a melhor maneira…

Continuar Lendo →

A desgraça do método “Sejam Eu” de aprender piano

É muito comum encontrar por aí professores ou instrutores ou vendedores-de-curso de piano ou teclado que afirmam coisas do tipo: “– Você não precisa estudar escalas pra aprender piano…” “– Exercícios técnicos são perda de tempo, vá direto para as músicas…” “– Não estude piano, TOQUE PIANO…” “– Faça só o que gosta no piano…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: Tá na hora de desfazer um trauma

“TAC – TAC – TAC – TAC – TAC…” Estão ouvindo? “TAC – TAC – TAC – TAC – TAC…” É o som que provoca os medos mais irracionais… Mas é o som daquilo que nos ajuda imensamente. Então vamos deixar de frescura, vamos resolver esse trauma… E colocar a mão na massão! Aprenda a…

Continuar Lendo →

Dividido pra conquistar, mas lembrou de unir pra tocar?

Primeira lição de quem não quer tocar apenas uma nota por 4 tempos na mão esquerda e um acorde em bloco na mão direita: é preciso dividir o grande problema de tocar a música em problemas menores. A primeira divisão é praticar com mãos separadas. Outra divisão é separar por trechos. Assim, divisão por divisão,…

Continuar Lendo →

Existem apenas dois tipos de música

“– Todas as músicas são classificadas entre clássicas e populares?” “– E as tradicionais ficam onde?” “– Não seria melhor distinguir música popular e pop?” “– Ou popular e mainstream?” “– Por que não chamar de erudita ou música de câmara ao invés de clássica?” “– Não seria melhor abandonar essas classificações e viver livre,…

Continuar Lendo →

Comentários sobre o uso do pedal

A melhor simplificação sobre o uso do pedal é: Se mudou o acorde, usa-se o pedal. Esse “usa-se” significa: Primeiro se deve entrar no novo acorde, pra então liberar e pressionar o pedal novamente. Não antes do novo acorde, mas logo depois. Por isso muito professores se referem ao uso do pedal como uma síncopa.…

Continuar Lendo →

Fui atingido por um raio e me tornei pianista

O fim de semana inteiro o vídeo “Fui atingido por um raio e me tornei pianista” da BBC News me perseguiu pelo Youtube. Eu sabia que essa história de raio, ao estilo Matrix, de dar uma habilidade súbita pra alguém era balela, mas a BBC e seu clickbait me convenceram hoje pela manhã. Finalmente cliquei…

Continuar Lendo →

Página 1 de 122