Melhores exercícios para o dedo 4 e 5? Hanon

Se você tem interesse na pergunta que está no título, bem, a minha resposta também está no título. Agora vamos falar mais sério. É possível executar Hanon, Clementi, Czerny etc etc etc, do começo ao fim 3 vezes e ainda ter várias dificuldades técnicas. Inclusive com os dedos 4 e 5. Como isso é possível?…

Continuar Lendo →

Alguém precisa dizer que você não é a SpaceX

Não sei se você já viu um foguete da SpaceX voltando de ré depois de um lançamento de satélite e pousando, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo, numa plataforma relativamente pequena. Ele aterrissa bem no x! Bom, se você não sabe, isso é coisa nova. Antes os foguetes não voltavam pra…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: Harmonia Musical para Leigos

Se você começou no piano há pouco tempo, que tal começar a entender porque “harmonia” é tão importante? Aqui está um vídeo introdutório:

Continuar Lendo →

O mapa do mapa

Pra segunda-feira, estamos por aqui preparando um vídeo sobre harmonia musical para leigos. Talvez isso não seja algo muito útil pra maioria de vocês, já que pelo menos alguma ideia razoável do seja harmonia vocês devem ter. Ou não. Enfim, esse assunto de harmonia me fez pensar no seguinte: Um pianista é como um explorador…

Continuar Lendo →

O que fazer quando você só falha, só tropeça, só deseja jogar tudo pro alto

Calma… Não vou falar da vida como um todo… Nosso assunto aqui é piano e do piano a gente não vai fugir. Mas que uma decepção no piano pode transbordar pra sua vida, ahh isso pode. E o contrário também é verdadeiro… Infelizmente. Pra dizer a verdade, quando você pega uma ou duas semaninhas ruins…

Continuar Lendo →

Autobiografia de um pó

Olá! Bem, acho que primeiro devo me apresentar. Me chamo Poliano Poreira. Sou um pó. Minha família, assim como praticamente todas as famílias de pós, vive da guerra. Aliás, o mais certo seria dizer que vivemos para conquistar e dominar territórios. Talvez você esteja estranhando que um “pó” viva da conquista e da guerra, então,…

Continuar Lendo →

O que você pode fazer pra não piorar meu coração infartado

Contei pra pouca gente, mas prolonguei minha estadia no Brasil porque fui fazer uns exames de rotina e levei um susto do médico. Coisa foi, coisa veio, no fim, não foi preciso nada mais radical, só um tratamento pra controlar o colesterol e melhorar a circulação sanguínea. Mas fiquei pelo menos 3 semanas com a…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: A Melodia Mais Bonita de Chopin

Qual será a melodia mais bonita de Chopin? E por que será que ela é a mais bonita? Veja neste novo vídeo no Youtube:

Continuar Lendo →

Pianistas profissionais estão certos

Mês passado comentei no quê pianistas profissionais estão normalmente errados. Mas tem uma coisa que dá gosto de ver… E não estou falando de acertar notas, ritmo e fraseado. Estou falando do desapego das limitações. Como assim? Se ele percebe que normalmente outros pianistas conseguem tocar mais rápido do que ele, sabe, é lindo ver…

Continuar Lendo →

Me perguntaram “por que tocar piano?”, tenho aqui 24 respostas

1) Piano é o melhor instrumento do mundo 2) Pessoas que tocam piano são mais interessantes 3) Você vai entender mais de música 4) Você terá mais assuntos, não só trabalho, tempo, futebol, bbb e notícias da internet 5) Haverá mais beleza sendo espalhada pelo mundo 6) Sua sensibilidade em relação ao bom e ao…

Continuar Lendo →

Página 1 de 190