4 fetiches no piano e sua origem mágica

Rodeando o universo do piano (e da música em geral) existem 4 desejos libidinosos: 1) ouvido absoluto 2) leitura à primeira vista 3) improvisação 4) memorização E chamo de “desejos libidinosos” porque funcionam justamente como a mistura maluca de um apetite sexual descontrolado: uma mistura de “não resisto” + “não quero admitir” + “nunca estou…

Continuar Lendo →

Novo programa de incentivo: ganhar dinheiro para aprender piano

Marketeiros vivem com pena de mim. Como eu sei disso? Porque não param de me mandar propostas e mais propostas para, segundo palavras deles, “resolver minha vida”. Talvez nunca tenha passado pela cabeça deles que minha vida ou já esteja resolvida ou que não tenho interesse nenhum em resolvê-la ou que na verdade eles é…

Continuar Lendo →

Respondi e saí correndo

Aqui perguntas/comentários feitos por vocês que respondi como aquela tradicional brincadeira infantil de tocar a campainha e sair correndo: 1) “minha maior dificuldade é conseguir contar os tempos com a mesma regularidade, sobretudo em peças que tem uma parte mais intensa e outra mais calma: a tendência é correr a contagem na parte intensa” É…

Continuar Lendo →

Só músicas emocionantes, que tal?

Vamos esquecer 3 fatos importantes: 1) aquilo que é fortemente emocional/dramático é também fortemente enjoativo/cansativo. 2) uma boa parte do que é “emocionante” está ligada a uma experiência pessoal de juventude, portanto não é exatamente universal. 3) o que nós é simpático na maioria das vezes ainda está fora do alcance da nossa habilidade. Esquecendo…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: Como encontrar músicas do seu nível técnico

Acompanhe esta checklist com 10 itens que você pode utilizar pra classificar uma música como possível ou não pra você tocar:

Continuar Lendo →

Último dia da semana: hora de VOCÊ responder algumas perguntas inconvenientes

Claro que a impressão de que sexta-feira é o último dia da semana jamais poderá ser apagada de uma mente que passou pela tortura infantil de acordar bem cedo para ir para um lugar detestável 5 dias por semana. Ou seja, menos no Sábado e no Domingo. Como não espero mais ser convidado para churrascos,…

Continuar Lendo →

A melhor pergunta que me fizeram esta semana

Foi esta: “– Felipe, você concorda que o segundo melhor método de aprender piano mas que seja seguido com continuadade é melhor do que o melhor método de todos que não seja seguido?” Concordo plenamente. Só achei a formulação da pergunta um pouco esquisita. A coisa pode ser dita melhor assim: “O melhor método de…

Continuar Lendo →

30 dias pra pedir a garantia

Hoje não conseguirei escrever um texto provocativo o suficiente… Então vou apenas dizer o seguinte: Inscreva-se imediatamente no treinamento “O Pianista Aprendiz”. Faça esse favor a si mesmo. Não tem nenhuma enrolação nesse treinamento e você poderá finalmente ter uma chance de desenvolver sua base técnica, pois, admita, provavelmente você não está nem aí pra…

Continuar Lendo →

Na minha arrogante opinião, existem 2 tipos de talento

Só pra relembrar: Provavelmente existe algo como o “talento natural” para a música. O quanto é realmente natural, do tipo que o sujeito nasceu com aquilo, ou quanto é um natural bem pouco natural, daquele que se valeu de condições e experiências da infância ou juventude, isso já não me interessa. O fato é que…

Continuar Lendo →

Artista passando o chapéu… artista passando o chapéu…

Três coisas são necessárias pra um canal funcionar no Youtube: 1) o vídeo ser oferecido ao público; 2) o público clicar para assistir ao vídeo; 3) o público assistir ao vídeo por tempo suficiente. Essas coisas se retro-alimentam e assim um canal funciona no sentido de colocar o vídeo no ar e ter alguém pra…

Continuar Lendo →

Página 1 de 131