MARECHAL DO PIANO INFORMA: bom-senso é bom de acordo com o bom-senso

Não há como “ensinar” bom senso. Então veremos aqui três exemplos que pelo menos o evidenciam… E que podem salvar os ruins de bom-senso. 1) AS DOENÇAS ESPECÍFICAS Muitas muitas muitas coisas podem ser aprendidas e resolvidas com processos e protocolos universais. Muitas muitas muitas dificuldades podem ser resolvidas com conselhos práticos. E o que…

Continuar Lendo →

4 maneiras de forçar seu desenvolvimento no piano

1ª Maneira Combine uma apresentação com data e hora definidas. Ou publique uma apresentação nas redes sociais. 2ª Maneira Sete ou no máximo quinze dias depois da primeira apresentação/publicação, combine/publique outra. 3ª Maneira Faça uma aposta em dinheiro com algum amigo de que você tocará tal música em tal data. Tem que ser uma quantia…

Continuar Lendo →

Nível João-Sem-Braço de domínio do piano

Interessados em tocar piano querem o quê? Querem tocar piano. Os interessados que viram alunos de professores de piano querem o quê? Querem tocar piano. Mas aqui temos um vírus no sistema. O “Professor”. Os professores de piano querem o quê? Que seus alunos toquem piano do jeito que esses professores acham que deve ser…

Continuar Lendo →

Clave de Sol ou de Fá: qual delas ler primeiro no piano?

A pergunta sobre qual das claves ler primeiro é ardilosa. Quem faz a pergunta, já tem seu próprio contexto como uma coisa óbvia… por isso parece que a intenção da pergunta também é óbvia. Mas não é. Pra tentar respondê-la o melhor possível, criarei aqui alguns possíveis cenários. Cenário 1PIANISTA EXPERIENTE EM PARTITURA(não importa se…

Continuar Lendo →

Como resolver todos os seus problemas de piano no 1º mês

Aqui está o segredo secreto para quem começou a aprender piano recentemente. Você sente que não consegue tocar direito? O ritmo não sai certo? Ou melhor, você nem sabe o que é ritmo? Os dedos parecem travados? Parece que você precisa de 2 cérebros pra coordenar as mãos? Você tem quase certeza que nasceu com…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: 7 erros que adultos cometem ao aprender piano

Dou aulas de piano há mais de 20 anos e a grande maioria dos meus alunos sempre foram adultos. Então listei neste novo vídeo algumas coisas que, na minha experiência, são erros que impedem os adultos que queiram entrar de vez no caminho do aprendizado. Assista aqui:

Continuar Lendo →

A dica mais supimpa de fraseado musical

Isto é pra mudar da água pro vinho sua interpretação musical: Quando a música vai em direção aos agudos, crescemos em proporção a intensidade musical; quando a música vai para os graves, diminuimos a intensidade musical. O “proporção” está aí pra indicar que não se deve adotar mudanças histéricas, mas que sejam adequadas ao movimento,…

Continuar Lendo →

Um profissional e um amador sentam lado a lado no piano

Bem, os dois sujeitos sabem tocar piano. E aquele era o único piano disponível no recinto. Sem perceberem um ao outro, sentaram lado a lado no banquinho ao mesmo tempo. O amador, que chamaremos aqui de “Amo-Amo”, fita o outro com olhos piedosos. O profissional, “Profí” para os íntimos e desconhecidos, olha desconfiado. — Com…

Continuar Lendo →

Música: poucas coisas espantam mais a solidão

Mesmo que você esteja num local rodeado de pessoas. E mesmo que sejam pessoas conhecidas. Pessoas amigas e queridas. Pouca coisa faz as pessoas se aproximarem mais do que música. E as que realmente estão sozinhas? Bem, as mais moderninhas têm Spotify e listas de músicas no Youtube; as rádios AM/FM ainda são muito utilizadas;…

Continuar Lendo →

Seu corpo já sabe alguma coisa dos “Tempos” e “Ritmo + Melodia”

Todo novo conhecimento toma como base um conhecimento já existente. Por isso não vejo outra alternativa para adultos que queiram aprender com aulas pela internet: Eles precisam da imitação consciente. Pois o professor não está ali pra ser imitado inconscientemente. (nem pra usar seu chicote corretivo) A imitação musical se baseia em duas coisas que…

Continuar Lendo →

Página 1 de 115