Projetinho para os perdidos no piano

Vocês por acaso se lembram que existe uma coisa arcaica e obsoleta chamada papel e caneta? Pois bem, comprem papel e caneta em algum antiquário, sentem numa cadeirinha bem confortável (mas não muito), e escrevam nesse papel o máximo possível de músicas não-terminadas que você já quase-tocou. Olhe bem pra essa lista. Agora com sinceridade…

Continuar Lendo →

Embananar-se inteiro na frente do professor não é um privilégio seu

Quando me mandam vídeos ou quando vão tocar algo para eu avaliar, muitos alunos primeiro discorrem uma bula indicando tudo o que devo prestar atenção e, depois de executada a música, ainda sentam no banco dos reús e defendem-se com todas as leis e narrativas disponíveis, justificando porque tal e qual coisa aconteceu durante a…

Continuar Lendo →

Como tocar sem olhar para o teclado

Para quem me pergunta “– Felipe, como faz pra ler e tocar partitura sem precisar olhar pro teclado?”, eu posso responder com uma outra pergunta (mesmo sendo coisa de idiota): “– Se você quer tocar partitura sem olhar pro teclado, você deve olhar pra onde?” e invariavelmente o sujeito responderá “– Devo olhar pra partitura,…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: Ninguém passa por aqui sem tocar um blues

Como um pianista clássico se sai ao tentar tocar um blues? E mais: quais são as principais características desse estilo musical? É possível adaptar qualquer música para blues? Enfim, me acompanhe nesta aventura de explorar o blues aqui:

Continuar Lendo →

Sem hábito e sem prazer

“Minha maior dificuldade é criar um hábito para estudar, pois realmente não me permito a isso. Como deixar o prazer invadir minha alma novamente? Como deixar me permitir estudar um pouco diariamente sem ter que me cobrar por uma perfeição imediata ou ter aprender uma peça completa em pouco tempo? Como parar de me cobrar…

Continuar Lendo →

Como memorizar músicas mais rápido

“como memorizar mais rápido as frases de uma música, de forma organizada.” Quando se trata de uma música, memorizar na base da força bruta, nota por nota, é realmente horrível e não recomendável. Então se o “mais rápido” da pergunta não significa “instantaneamente”, nem “sem nenhum esforço”, eu diria que os pré-requisitos são: Conhecer as…

Continuar Lendo →

E as tentativas revolucionárias de melhorar a escrita musical?

O som possui 4 propriedades perceptíveis com nossos ouvidos (sem nenhuma necessidade de aparelhos especiais ou investigação especulativa): duração, intensidade (mais fraco ou mais forte), altura (mais grave ou mais agudo), e timbre (qualidade da “voz”: voz humana, piano, violino, flauta, etc etc etc). E digam o que quiserem… A notação musical das partituras consegue,…

Continuar Lendo →

Aprender piano em 1 hora

Gosto muito daquela piada de como é instantâneo aprender a tocar piano: Escolha qualquer nota no teclado. Toque essa tecla num ritmo coerente. Pronto, você aprendeu a tocar piano (quase) instantaneamente. É uma piada boa, mas é uma piada. Ninguém aprende a tocar piano em 1 semana, em 1 dia, em 1 hora… Isso é…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: O segredo da Coordenação das mãos no piano

Você precisa girar a mão direita e bater com a mão esquerda pra tocar piano? Precisa de fisioterapia pra liberar as mãos pra fazer algo diferente? Ou você precisa facilitar tanto tanto tanto a mão esquerda que ela fica só repetindo a mesma tecla até que você aprenda? Bem, hoje veremos que a “coordenação” das…

Continuar Lendo →

2 frases, 1 só ação

Sabe o quê normalmente chamamos de “motivação” hoje em dia? É quase um comportamento de drogado: Estar motivado significa que vamos sem pensar pro piano e fazemos alguma coisa sem ver o tempo passar. Por isso alguns aderem ao “somente tocar o que gosta”. Porque pensam que isso será motivação suficiente. E assim acumulam 15…

Continuar Lendo →

Página 1 de 146