Uma porta que só se abre de dentro

Posso bater o quanto for… Posso ficar do lado de fora com megafone anunciando o que a experiência acumulada de concertista e professor me ensinou ao longo desses mais de 30 anos de estrada… Posso me fazer de brabo e me auto-intitular marechal… Mas só você tem a chave que abre a porta do seu…

Continuar Lendo →

Qual destes 2 vai aprender piano mais rápido?

Pense aí com seus botões: Duas pessoas chegam pra ter aula de piano com você. Candidato 1: jamais tocou piano. Mas toca violão e flauta. Candidato 2: jamais tocou piano. E não sabe nada sobre música. Qual dos dois vai aprender piano mais rapidamente? Parece que é o “Candidato 1”, não é mesmo? Ele já…

Continuar Lendo →

E se Steve Jobs fosse aprender piano?

Pelo que entendi da personalidade do Jobs, Steve Jobs, frequentemente, pra ele, menos era mais: Um botão. Uma cor de camisa. Pouca variação nos tipos de comida. Mas nem sempre. Às vezes, o mais era usado pra reforçar um mesmo ponto: Discussões longas, irritadas, falando pelos cotovelos, xingando, berrando, repetindo mil vezes a mesma coisa…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: Como praticar grandes saltos no piano

A prática de um grande salto no teclado tem que levar em conta 3 aspectos: O pianista mudo O pianista cego O pianista surdo Compreendeu? Não? Então compreenda aqui:

Continuar Lendo →

Tocar piano para combater o Alzheimer

Está na boca do povo: Praticar algum instrumento musical combate as degenerações cognitivas. Aliás, fala-se disso de vários outros tipos de arte. E não duvido que também se fale isso de alguns esportes. O fato é que o piano realmente coloca nosso corpo e mente pra trabalhar. E o faz de um jeito que o…

Continuar Lendo →

Vídeo-cassetada mexicana do piano

Hoje em dia a gente vê pela internet muito vídeo engraçado que usa um recurso de edição que amplia a expectativa pelo ponto culminante, aumenta a tensão antes do desfecho cômico, muito semelhante a uma certa técnica que se usa no piano. O cinema também usa isso. Não só em momentos engraçados. Às vezes em…

Continuar Lendo →

Seu punho é o melhor dedo-duro de todos

Vamos pegar um exemplo de algo que gera muita tensão nas mãos: Um acorde. Um acorde tocado com os dedos 1-3-5. O normal é tocar um acorde e “endurecer” a palma da mão e o antebraço. E olha que nem é necessário tocar forte. Mesmo um acorde tocado leve já causa muita tensão. E vocês…

Continuar Lendo →

Me perguntaram de novo e de novo respondi

Dias atrás me perguntaram se vale a pena fazer gravações de si mesmo pra procurar defeitos na execução, se isso no fundo não seria prejudicial porque o bom mesmo é ser avaliado por outra pessoa, que, de preferência, saiba mais que a gente. Achei a pergunta ótima. A preocupação de ser avaliado por alguém que…

Continuar Lendo →

NOVO VÍDEO: “Pianistas profissionais não fazem isso…”

Existem muitas coisas que pianistas profissionais não fazem… Isso significa que não devemos fazer também? Aliás, existem muitas outras coisas que profissionais FAZEM… Isso significa que devemos fazer também? Vejamos algumas destas coisas aqui:

Continuar Lendo →

Só tem um jeito de ser feliz no piano

Talvez, e só talvez, maturidade seja aquele estado em que não confundimos mais “felicidade” com a real felicidade. Quando a felicidade que sentimos encontra-se com a felicidade que realmente acontece. Quando nosso mundo interior já não é mais inimigo do mundo exterior. No piano, é batata: Todo mundo começa pensando que vai ser feliz quando…

Continuar Lendo →

Página 1 de 194