Mais uma palavra sobre fórmulas de organização de estudo

Poucos dias atrás eu orientava um aluno particular a utilizar algumas artimanhas para aquilo que vez ou outra chamo de “ter as notas na mão”. “Ter as notas na mão” faz parte de outra fórmula de organização dos estudos que é mais velha do que mijar em arco (como diria tia Marcinha), que é: Notas…

Continuar Lendo →

Alguém mais quer ser um psicopata igual eu?

É verdade. Sou um psicopata. Estudar piano não deixa outra alternativa. Pra falar a verdade, acabei de descobrir isso, pois li no dicionário que psicopata é “quem sofre de desequilíbrio patológico no controle das emoções e dos impulsos, que corresponde frequentemente a um comportamento antissocial”. Veja bem, a definição não inclui nada como torturar e…

Continuar Lendo →

Quem aguarda o momento perfeito, tem destino garantido

“Todos conquistam o que desejam, mas nem sempre se satisfazem com isso” — Aslam, o Grande Leão. Não sei se os iniciantes repararam… Com o e-mail que enviei alguns dias atrás “Vários exercícios de coordenação para super-iniciantes de piano” (que pode ser lido no blog) e o vídeo com a música para iniciantes que publiquei…

Continuar Lendo →

Prazer do Amor: Melodia para iniciantes ao piano

Ontem publiquei um novo vídeo ensinando uma pequena peça para iniciantes. Aqui está: (tenho a impressão que alguém muito famoso também tem uma música muito famosa com uma melodia parecida, você saberia dizer quem?)

Continuar Lendo →

Vários exercícios de coordenação para super-iniciantes de piano

Intermediários e avançados podem parar de ler por aqui. Aqui estão listados alguns exercícios de coordenação para os MUITO iniciantes. ** ANTES DE MAIS NADA ** Começando pelo dedão, os dedos são identificados cada um por um número: 1 – 2 – 3 – 4 – 5 Encontre o Dó-Central do piano e posicione ali…

Continuar Lendo →

Leitura de banheiro do Marechal

Não há limite para a bizarrice na internet. A última que chegou aqui foi: “– Felipe, qual é a sua leitura de banheiro?” Bem, não tenho nenhuma leitura de banheiro. Aliás, já ouvi falar de “livro de cabeceira”, nunca de banheiro. E também não tenho um livro de cabeceira. Neste momento estou lendo, mais uma…

Continuar Lendo →

A verdade sobre o tempo de estudo

Talvez alguns de vocês pensem que sou muito organizado. Que controlo meu estudo a ferro e fogo. 47 minutos com escalas. 1 hora, 22 minutos e 44 segundos com alguma prática técnica difícil… Depois disso 4 horas, 34 minutos e 0 segundos de Bach, Mozart e Chopin. Bem, não é nada disso. Meu horário é…

Continuar Lendo →

Faço aqui uma promessa absurda

Uma quase-aluna informa: ==== Olá professor Felipe! Sempre tive um problema sério de coordenação e, acho que de concentração também. Vivia a procura de materiais que complementassem meus estudos, métodos, livros… tudo que me direcionasse à música. Nas últimas semanas, aproveitando as férias, procurei conteúdos na internet e vi mesmo aqueles vídeos com promessas absurdas…

Continuar Lendo →

Ouvidos abertos para os acordes maiores e menores

Alguns dias atrás comentei, entre outras coisas, que as escalas musicais bem estudadas colocam o aluno em outro nível de desenvolvimento. Minha preferência é que as escalas sejam estudadas do ponto de vista técnico, com atenção na articulação e regularidade. E existem efeitos colaterais. Um deles é a inevitável comparação entre escalas maiores e menores.…

Continuar Lendo →

7 aspectos da obra de Beethoven

Aqui está o vídeo que publiquei ontem no Youtube, mostrando 7 aspectos não-biográficos, não-acadêmicos, e muito relevantes pra compreender a música do gênio de Bonn, Ludwig van Beethoven. Assista ao vídeo aqui:

Continuar Lendo →