Onde moram as habilidades do estudante de piano?

Nas mãos? Nos dedos? No cérebro? Que tipo de pergunta é essa pelamordetudoqueésagrado? É uma pergunta estranha, sim, mas a resposta é: No repertório. As habilidades que o estudante acumula estão, em primeiro lugar, no repertório que estuda. Na medida que avança no estudos e mantém a continuidade pode transferir do repertório que estuda pra…

Continuar Lendo →

A minha solução para os erros no piano

Veja bem… A principal maneira de oferecer facilidades no aprendizado de piano é a seguinte: “Você não deve ‘estudar piano’, basta tocar o que gosta e não precisará estudar, mas simplesmente tocar” Eu discordo 100% disso. Mas não quero aqui mostrar meus argumentos. Que fique claro que advogo um “modo de estudo”. (quem for contra…

Continuar Lendo →

Só penso naquilo

Tentei. Não deu. Comecei a escrever 3 assuntos diferentes e perdi o rumo por não parar de pensar nos 2 novos microfones + gravador digital de quatro entradas com mais 2 microfones extras. Não é por nada. Eu fico irritado com a captação de áudio dos meus vídeos desde o começo (final de 2014) e…

Continuar Lendo →

Como funciona o piloto automático do pianista

Da mesma maneira que um piloto automático de um carro: Só usado em velocidades constantes, numa área sem grandes perigos. O tomador de decisões é o piloto humano. O “automático” só cuida de variáveis que não estão variando muito. Se não me engano, é a mesma coisa para o piloto automático do avião. (talvez um…

Continuar Lendo →

Resultado do desafio

No final de Junho propus dois desafios: Um para quem nunca estudou nada de piano e outro para os estudantes de piano. Bem, só tive bons retornos desse desafio. Mas isso não é importante. Principalmente porque quem começou e parou não me retornou por vergonha, provavelmente. O importante é que esse não era um desafio…

Continuar Lendo →

7 técnicas de piano que eu gostaria de ter aprendido mais cedo

Como vocês sabem, já corri boa parte do mundo atrás de conhecimento de piano. Percebi que mesmo com diferentes correntes didáticas, existe muita coisa comum. E esse algo comum é na maioria das vezes negligenciado no Brasil. É isso que chamo de “abismo” no aprendizado de piano por aqui. Bem, ontem publiquei um vídeo com…

Continuar Lendo →

Resposta demoradinha sobre se acostumar com teclas pesadas

Então vamos um pouco além do “– É rapidinho pra se acostumar com teclas pesadas!”. Essa é a resposta que eu prefiro, mas não é a que vocês esperam. Saibam que o máximo que posso fazer é dar uma opinião esclarecida. Pra não dizer um chute esclarecido. Acontece que recentemente um aluno que acompanho bem…

Continuar Lendo →

O chuchu do vizinho é sempre uma uva

Dá pra acreditar que alguém me escreva reclamando que OUTRA pessoa está tocando bem? Isso me lembrou uma reportagem de muitos anos atrás: Fizeram um teste com dois macacos da mesma espécie. Eles tinham de realizar uma pequena tarefa e, se fizessem corretamente, ganhariam um pedaço de chuchu. Os dois estavam perfeitamente confortáveis com chuchu.…

Continuar Lendo →

Boa resposta de um Marechal (outro que não eu)

Alguém perguntou ao mestre Josef Hofmann: “– Devo tocar todas as sonatas de Beethoven para me tornar um bom pianista ou um certo número delas já é o suficiente? Quantas sonatas você acha que seriam suficientes?” Ahhh…. o pensamento quantitativo é mesmo surpreendente. Nesta pergunta o aluno quer um número que lhe dê a segurança…

Continuar Lendo →

Quantas repetições você deve fazer?

Não existe um número fechado. Ah… um minuto… acho que uma explicação prévia se faz necessária: Em vários vídeos e textos eu digo algo assim: “não memorize o erro, assim que acertar um movimento ou um trecho musical, você precisa treinar e exercitar esse acerto”, então, voltando ao ponto inicial, quantas repetições são necessárias pra…

Continuar Lendo →