Meus melhores alunos têm uma coisa em comum:
Eles estão incomodados com alguma coisa.
Têm um forte sentimento de que não servem pra tocar piano.
E digo mais:
É um bom sinal que você pense que não serve pra tocar piano.
Óbvio que nem sempre é um bom sinal.
Mas geralmente é.
O que esse sentimento tão particular e aparentemente tão negativo pode significar?
Em muitos casos significa que o estudante quer progredir, que ele não está plenamente feliz com o resultado, portanto não tem corpo mole pra encarar desafios. Porque sabe que ainda não chegou lá, ele acaba imaginando que pode não ser capaz de chegar lá. Veja bem: não é fazendo mais do mesmo que o estudante progride, mas dosando o que já sabe com o tempero do desafio, daquilo que parece que ele não consegue realizar ainda.
Claro, é preciso bom senso nesse tempero.
Mas nenhum inimigo é mais fatal para o aprendizado do que o corpo mole.
Aquele corpo mole de quem já está com a barriga cheia.
Que não tem mais ambições.
Que já está satisfeito com o que tem.
Sabe aquele sentimento de torpor que bate depois de matar aquela feijoada completa?
Então, é mais ou menos isso aí.
O aluno que quer avançar, tem de estar incomodado.
Consciente do que conquistou, mas ainda com uma fome de leão.
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