Uma regra de ouro pra guiar os olhos enquanto toca piano

Na verdade, são duas regras.

A primeira é tão mais importante que resolve 99% dos casos.

Mas a segunda é tão óbvia e ignorada que o 1% que sobra passa a ser um pesadelo.

E que fique claro:

Só vou citar aqui as regras que servem para resolver passagens difíceis.

Como resultado geral, é preciso aprender a tocar piano sem olhar para o teclado.

Por quê?

Porque isso é um bom indicador de que situações externas não vão fatalmente atrapalhar.

Por exemplo:

Você quer tocar enquanto alguém canta.

Será preciso manter contato visual com o cantor.

Ou mesmo que seja uma execução solo…

Alguém vai se mexer, uma criança vai chorar, um celular vai tocar…

Ou mesmo que esteja sozinho em casa:

Um gato vai passar por cima do piano…

O Neymar vai fazer um gol…

Um carro vai passar buzinando…

Seu vizinho vai tocar funk no volume mais alto possível…

Enfim, conseguir não olhar diretamente para as teclas é um bom sinal de que essas coisas vão acontecer sem muitas consequências desastrosas. Aliás, utilizando uma definição mais técnica, indica que o estudante estará mais relaxado. Os iniciantes em partitura já têm tudo que precisam no meu curso de Partituras (novas assinaturas estão fechadas para os próximos meses), então basta que eles sigam as lições.

Então vamos falar das regras para peças e trechos mais difíceis:

1) Seguir a exigência natural

Quando passamos por um trecho difícil, nossos olhos vão quase naturalmente para a mão que está executando a linha principal da peça.

Isso normalmente resolve o problema.

Não é preciso ficar igual barata tonta variando o olhar.

Basta olhar para o que é principal musicalmente falando.

2) Preocupar-se com os grandes movimentos

Às vezes temos de fazer um salto muito grande com uma das mãos.

Ou um deslocamento mais esquisito que não é propriamente um salto.

Nesse caso, trabalhamos bem dedilhado da outra mão…

Pra que ela não exija nosso olhar…

E mantemos os olhos na mão que fará o grande movimento.

Atenção!

Isto é importante:

Normalmente o que o estudante faz é trabalhar bem a mão do salto…

Pra manter os olhos na linha principal da peça.

Claro que isso pode funcionar.

Mas é perder muita energia sem necessidade.

(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)

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