Todo novo conhecimento toma como base um conhecimento já existente.
Por isso não vejo outra alternativa para adultos que queiram aprender com aulas pela internet:
Eles precisam da imitação consciente.
Pois o professor não está ali pra ser imitado inconscientemente.
(nem pra usar seu chicote corretivo)
A imitação musical se baseia em duas coisas que já devem existir:
1) A capacidade de bater os pés nos tempos musicais.
2) Identificar que uma melodia é mesmo a melodia.
“Capacidade de bater os pés nos tempos musicais” não significa que você precise acertar quais são os tempos, aliás, não precisa nem saber o que são “tempos musicais”. A capacidade normal que seu corpo já tem de bater os pés em qualquer música normal já é suficiente. É dessa capacidade fundamental (mesmo que não teoricamente exata) que podemos desenvolver uma capacidade mais bem preparada.
Então não precisa ficar desesperado me pedindo:
“– Aimeideus não sei diferenciar o 3 do 2 ou o 4 do 2… fazumvídeoexplicando…”
Porque não foi isso que eu falei que era necessário.
Seu corpo já sabe bater os pés em músicas normais.
E digo “seu corpo” justamente porque você não precisa explicar o porquê disso…
Simplesmente é uma coisa que acontece.
Com “identificar que uma melodia é mesmo a melodia” me refiro a algo mais simples ainda. Por exemplo: A capacidade que a maioria das pessoas tem em identifcar alguém imitando o Romário. Ou o Trump. E até mesmo a capacidade de TENTAR imitar alguém. Você não precisa de um tratado científico pra TENTAR imitar o Clodovil.
Você simplesmente imita.
Pode sair uma bela porcaria.
Mas estou falando da CAPACIDADE natural.
É a mesma coisa com o seu corpo ao identificar uma melodia.
Você instintivamente sabe se está no caminho certo.
É nisso que o ensino longe de um professor precisa se basear.
Repare que eu disse “se basear”.
Ou seja: são as habilidades de base.
Que precisam de TEMPO pra ser desenvolvidas…
Até virar uma capacidade que parecerá mágica pra quem não passou pelo desenvolvimento.
Então “imitação” não é nenhum truque, nem sacada genial.
É usar o que seu corpo já sabe fazer pra entrar no caminho do aprendizado.
O que implica em “ENTRAR NO CAMINHO” e “APRENDER”.
Sem mágica, sem ser instantâneo, exigindo continuidade.
(Nota: Totalmente iniciante no piano ou teclado? Então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)