Revelado um velho segredo de profissão

Como parte da minha estratégia pra me tornar um professor cada vez melhor, tento analisar todos os bons professores que tive na vida, e assim descobrir as “leis não-escritas” dos professores de piano.

Busco uma espécie de didática de pano de fundo.

Algo que guia esses bons professores para que sejam bons professores.

Claro, na época que eu era jovem e tosco, só queria saber da parte mais vistosa.

Mas vamos esquecer minha tosquice jovial…

Ela não é importante.

A parte importante é que ultimamente tenho percebido o seguinte:

(quase um segredo de profissão)

O bom professor é aquele que mantém o aprendizado como um desafio e um relaxamento.

Constantemente tenho feito experiências com meus alunos.

Pra colocar em teste essa percepção.

Por enquanto tenho feito experiências no sentido inverso:

Ao invés de testar aqueles que mais se desenvolvem, tento perceber de que maneira a FALTA de desenvolvimento de alguns alunos pode estar ligada com o par didático citado.

Então vejamos:

Uma boa condução didática é uma mistura de DESAFIO e RELAXAMENTO.

Isso quer dizer que o aluno tem de se envolver com esse par didático.

Não basta que o professor o conduza assim, o aluno mesmo tem de absorver isso.

Aqui estão algumas conclusões provisórias desse experimento:

* Aqueles que mais têm dificuldade em avançar são os que confundem “relaxamento” com “diversão”, “terapia”, “passatempo”, “tranquilidade”, “vida boa”, “só estudar aquilo que eu quero”, “ai que preguiça” etc…

* Depois disso os alunos com mais dificuldade são aqueles que confundem “desafio” com “forçar a barra”, “estudar 12 horas por dia”, “fazer tudo sem entender direito”, “estudar assim porque o certo é assim” etc…

* Os que querem tocar piano pra ser o centro das atenções, costumam cair na confusão do “relaxamento”.

* Os mais teimosos em não se gravar ou planejar apresentações para terceiros, costumam cair na confusão do “desafio”.

Sei o que alguns estão pensando agora:

“– E que diabo significa essa negócio de DESAFIO e RELAXAMENTO???”.

Bem, como eu disse, isso é uma espécie de pano de fundo.

Não é fácil explicar exatamente o que significa.

Mas espero absorver esses princípios cada vez mais.

E que meus alunos saibam tomar proveito.

(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)

Como Criar Exercicios De Piano - Clique e Cadastre-se