Quase todo mundo conhece aquele videozinho dos anos 60 que mostra a imagem de um macacão gigante andando e olhando pra trás.
Dizem que é a imagem do Pé-Grande.
Até hoje alguns caçam o Pé-Grande na região em que foi gravado o vídeo.
Nessa mesma região foram gravadas algumas cenas de Guerra nas Estrelas.
E, como muitos sabem, nesse filme também temos um macacão gigante.
O famoso Chewbacca.
Agora veja só:
Existia um risco do ator que interpretava o Chewbacca levar um tiro dos caçadores do Pé-Grande.
Mas o macacão gigante do filme foi muito precavido.
Em primeiro lugar, nunca saía das gravações com a roupa de macacão.
Segundo, duas pessoas com roupas bem chamativas sempre andavam por perto.
Isso indicava pra algum eventual caçador que aquele macacão não era o Pé-Grande.
O que essas duas coisas tem a ver com gravar filmes?
Ou com a profissão de ator?
Não tem nada a ver.
O ator que interpretava o macacão poderia levar um tiro e esse era um problema que surgiu porque existiu a gravação do filme e porque existiam atores (e porque existam caçadores do Pé-Grande), mas não havia nenhuma solução cinematográfica ou teatral pra isso.
Isso acontece o tempo todo no estudo de piano.
Por exemplo, o vídeo que gravei no último sábado…
Não é sobre escalas…
Nem partitura…
Nem intervalos…
Enfim, nada musical.
Mas às vezes alguém vai tocar uma peça (principalmente quando a peça tem uma carga dramática muito forte ou quando existe uma diferença muito grande de dramaticidade entre a execução de duas peças diferentes) e acaba logo errando o andamento ou a dinâmica e, durante a execução, tem de lembrar qual era a intenção.
Isso se a pessoa já não se desesperar e perder a linha completamente.
Nesse caso, é bem provável que a preparação que mostrei no sábado seja crucial.
É o equivalente de ter dois seguranças de colete verde-limão garantindo que você não leve um tiro.
Embora eu não recomende que ninguém ande nas florestas vestido de macacão, mesmo que seja acompanhado de seguranças, talvez a preparação seja uma solução pra algum problema sério de concentração e de intenção durante a execução.
(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)