Polifonia, Pedal com os dedos, Piano Kawai, Falta de vigor… e mais

Comentários do Youtube respondidos aqui:

1) “Eu tenho muita vontade de aprender tocar piano,mas acho uma tarefa dificil”

Quer dizer que você só se envolve com tarefas fáceis?

Que vergonha!

2) “Você sabe de algum bom livro que explique profundamente a polifonia?”

Vou te dar uma dica, não um livro:

Pra entender PROFUNDAMENTE é necessário estudar contraponto.

3) “Na Sonata ao Luar reparei que você segura o polegar da mão direita até o próximo ataque. Eu fazia isso e estou tentando parar, por acreditar ser um erro. Então não é?”

Já que, em um piano moderno, o pedal que Beethoven pede pode ser um pouco extremo, estou compensando as trocas dele ao segurar algumas notas fazendo assim um pedal com os próprios dedos (um meio termo entre o que foi pedido e o que funciona melhor). Além disso essas notas são acompanhamento e em acompanhamentos de compositores do século XVIII muitas vezes o “pedal com os próprios dedos” é algo que funciona muito bem e que se praticava.

4) “Vi o seu vídeo aqui sobre marcas de pianos digitais e percebi que não tinha nenhum da Kawai. O que você acha dessa marca?”

Só conheço os acústicos da Kawai.

São muito bons.

5) “Fico pensando se estou aprendendo tanto assistindo os vídeos gratuitos imagina no curso pago”

Ah… aí você perceberia que REALMENTE está aprendendo.

6) “Sinto bastante essa falta de vigor e aumento de tensão em prelúdios mais rápidos de bach, por exemplo. Estou tentando aprender o prelúdio II do cravo bem temperado em dó menor e estou com esse problema. Tem algum truque para driblar essa reação física?”

Pra dar uma resposta mais certeira, só vendo ao vivo mesmo. Mas tensão nas mãos normalmente indica pouco estudo de articulação apenas dos dedos e de técnica. Recomendo que estude um pouco de técnica e toque o prelúdio de modo um pouco mais lento, isto é, no limite que consiga sentir conforto e distensão, pois a sensação de conforto, segurança e distensão, ao executar a peça de modo lento, tem de ser sentida em outros andamentos musicais mais rápidos também.

7) “Por que seu método se chama método real de piano? Por que ‘REAL’?”

Porque é o oposto de uma ilusão.

(Nota: Totalmente iniciante no piano ou teclado? Então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)

minicurso-piano-note