O segredo da continuidade dos estudos

Aqui estão algumas observações desconexas sobre os meus alunos que mais avançam no aprendizado.

De alguma maneira eles ultrapassaram o simples desejo de aprender piano.

Isso significa que, pra eles, “aprender piano” não é apenas “aprender piano”.

É algo maior e mais profundo.

Com toda certeza a maioria começou apenas com o forte desejo.

No começo era só a vontade confusa de aprender, sem saber porquê.

Agora, esse “algo maior” é variado.

Uns encontraram na esposa, na mãe, nos amigos, um motivo pra compartilhar música. Tocar para os outros é uma ferramenta didática importantíssima, toda semana praticamente falo sobre isso, mas aqui estou falando de outro aspecto. É sobre aqueles que tornaram a participação de ouvintes o seu motivo pra continuar aprendendo.

Outros descobriram que aprender pra poder ensinar aos filhos, é motivação mais do que suficiente.

Alguns tem ambições de um repertório específico.

Então mantém o foco no caminho do aprendizado pra chegar lá.

Essa é uma motivação vacilante, mas de maneira nenhuma é confusa.

Outros têm uma ânsia de auto-competição impressionante.

Eles se mantêm no aprendizado porque não suportam a idéia de fracassar…

Ou de que não conseguem fazer alguma coisa.

(tomei um susto quando descobri alunos assim)

Alguns desses alunos também avançam na base do:

“Eu não quero que minha vida seja dividida entre trabalho e diversão, quero fazer parte das coisas mais belas que o homem já criou”

Bem, acho que deu pra ter uma idéia.

O segredo pra manter a continuidade dos estudos é ter algo para além do desejo de aprender.

Pode ser algo temporário…

Pode até ser algo um pouco incerto…

Mas é necessário “um algo” para além do simples aprender por aprender.

(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)

Como Criar Exercicios De Piano - Clique e Cadastre-se