Aqui estão algumas observações desconexas sobre os meus alunos que mais avançam no aprendizado.
De alguma maneira eles ultrapassaram o simples desejo de aprender piano.
Isso significa que, pra eles, “aprender piano” não é apenas “aprender piano”.
É algo maior e mais profundo.
Com toda certeza a maioria começou apenas com o forte desejo.
No começo era só a vontade confusa de aprender, sem saber porquê.
Agora, esse “algo maior” é variado.
Uns encontraram na esposa, na mãe, nos amigos, um motivo pra compartilhar música. Tocar para os outros é uma ferramenta didática importantíssima, toda semana praticamente falo sobre isso, mas aqui estou falando de outro aspecto. É sobre aqueles que tornaram a participação de ouvintes o seu motivo pra continuar aprendendo.
Outros descobriram que aprender pra poder ensinar aos filhos, é motivação mais do que suficiente.
Alguns tem ambições de um repertório específico.
Então mantém o foco no caminho do aprendizado pra chegar lá.
Essa é uma motivação vacilante, mas de maneira nenhuma é confusa.
Outros têm uma ânsia de auto-competição impressionante.
Eles se mantêm no aprendizado porque não suportam a idéia de fracassar…
Ou de que não conseguem fazer alguma coisa.
(tomei um susto quando descobri alunos assim)
Alguns desses alunos também avançam na base do:
“Eu não quero que minha vida seja dividida entre trabalho e diversão, quero fazer parte das coisas mais belas que o homem já criou”
Bem, acho que deu pra ter uma idéia.
O segredo pra manter a continuidade dos estudos é ter algo para além do desejo de aprender.
Pode ser algo temporário…
Pode até ser algo um pouco incerto…
Mas é necessário “um algo” para além do simples aprender por aprender.
(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)