Não abra se não quiser ficar de orelha quente

Não lembro direito como a pessoa formulou a frase…

Mas a coisa foi mais ou menos assim:

“Reclamar é mostrar que alguém precisa vir resolver um problema que é seu”.

Pra mim foi um divisor de águas.

A mania de ficar enchendo os ouvidos dos outros tinha de acabar.

Não só por incomodá-los…

Mas por não assumir responsabilidades que eram minhas.

Veja bem:

Quando um problema é SEU, VOCÊ tem de resolvê-lo.

Não quer dizer que não se pode pedir um conselho ou uma ajuda.

Pedir conselho é tão fundamental quanto parar de reclamar.

O problema mesmo é o mimimi, o nhenhenhém…

Aplicando isso ao piano, é o sujeito que se vitimiza por tudo, pela família que não o apoia, pelo instrumento que não ajuda, pelo excesso de trabalho que não o deixa livre, pela falta de talento. É aquela falação própria de quem não assume suas responsabilidades e espera, no fundo, que alguém venha solucionar a questão pra ele.

De uma vez por todas:

Se você só tem um teclado sem sensibilidade, use-o até conseguir um melhor.

Se você só tem 15 minutos por dia, use-os até conseguir mais.

Se você acha que todo mundo aprende mais rápido que você, lembre-se que os outros só estão aprendendo porque estão praticando, se você não praticar, nunca vai aprender mais do que você já sabe. No fim, é isso que importa: que a cada mês você possa olhar pra trás e ver que evoluiu.

Deixe a reclamação de lado e fique de frente pro piano!

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