Não lembro direito como a pessoa formulou a frase…
Mas a coisa foi mais ou menos assim:
“Reclamar é mostrar que alguém precisa vir resolver um problema que é seu”.
Pra mim foi um divisor de águas.
A mania de ficar enchendo os ouvidos dos outros tinha de acabar.
Não só por incomodá-los…
Mas por não assumir responsabilidades que eram minhas.
Veja bem:
Quando um problema é SEU, VOCÊ tem de resolvê-lo.
Não quer dizer que não se pode pedir um conselho ou uma ajuda.
Pedir conselho é tão fundamental quanto parar de reclamar.
O problema mesmo é o mimimi, o nhenhenhém…
Aplicando isso ao piano, é o sujeito que se vitimiza por tudo, pela família que não o apoia, pelo instrumento que não ajuda, pelo excesso de trabalho que não o deixa livre, pela falta de talento. É aquela falação própria de quem não assume suas responsabilidades e espera, no fundo, que alguém venha solucionar a questão pra ele.
De uma vez por todas:
Se você só tem um teclado sem sensibilidade, use-o até conseguir um melhor.
Se você só tem 15 minutos por dia, use-os até conseguir mais.
Se você acha que todo mundo aprende mais rápido que você, lembre-se que os outros só estão aprendendo porque estão praticando, se você não praticar, nunca vai aprender mais do que você já sabe. No fim, é isso que importa: que a cada mês você possa olhar pra trás e ver que evoluiu.
Deixe a reclamação de lado e fique de frente pro piano!
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