MS-L + MS-T + MJ-L + MJ-T

O que seria essa odienta sopa de letrinhas?

Bem, alguém me perguntou se a maneira de aprender uma peça é:

1) Mãos separadas lentamente (ms-l)

2) Mãos separadas no tempo da peça (ms-t)

3) Mãos juntas lentamente (mj-l)

4) Mão separadas no tempo da peça (mj-t)

E existem 3 respostas certas:

Sim, não, e talvez.

SIM…

Se você não sabe o que fazer, é o estudo com as mãos separadas que servirá como o queijo na ratoeira: os ratos virão e você os terá pego pelo pescoço. Algumas vezes o queijo atrai como deve, mas o rato fica preso pela cauda. Aí você precisa fazer um serviço a mais. O guia do estudo lento é encontrar o movimento que você deve continuar utilizando no estudo não-lento.

NÃO…

“Tempo da peça” é algo mais complexo do que simplesmente querer alcançar os BPMs que foram indicados pelo compositor. Então, não, querer alcançar um BPM padrão de mercado é altamente prejudicial na maioria dos casos. Para meus alunos mais avançados, mostro como considerar as características próprias da peça pra construir um tempo final.

TALVEZ…

Qual seu objetivo? “Mãos Separadas” pressupõe um estudo voltado para resolução de dificuldades e que por si mesmo pressupõe um avanço no grau das dificuldades. Todo e qualquer método exige isso? Não! Absolutamente não. Mas o meu sim. Então você precisa saber o que quer e pra onde vai.

(Nota: Totalmente iniciante no piano ou teclado? Então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)

minicurso-piano-note