Modo cabeça-de-pudim de “repetir”

Imagine um trecho musical qualquer assim:

semínima -> 4 semicolcheias -> semínima

Que simplificadamente podemos entender como uma nota que dura 1 tempo, depois quatro notas rápidas que devem durar também 1 tempo, terminando com uma outra nota que volta sozinha a durar 1 tempo.

Ou seja…

Início: modo A
Meio: modo B
Fim: modo A

Ou seja…

Padrão + Quebra de Padrão + Padrão

Toda essa volta de sair de um padrão depois voltar para ele, é muito desafiador para um iniciante. Tudo o que ele queria era manter o padrão e, portanto, conseguir tocar sem nenhuma dificuldade. Mas não é assim que a música funciona. Esse contorno em um padrão, indo pra outro lugar e voltando, é uma fórmula musical tão primordial (encontrada no ritmo, na melodia e na harmonia), que quase pode ser confundida com a definição mesma de música.

Ok…

Então se é desafiador…

Vamos repetir o trecho para aprendê-lo, certo?

Certíssimo!

“– Professor! já repeti e não consigo…”

“– Repetiu como, caro aluno?”

“– Fiz 3 vezes ontem a noite e não deu…”

Ah…

Bem, essa maneira de encarar a repetição é um clássico do modo cabeça-de-pudim de lidar com piano.

Mas não vou explicar tim-tim-por-tim a FERRAMENTA REPETIÇÃO, não…

Só vou comentar o seguinte:

A FERRAMENTA REPETIÇÃO é parecida com a FERRAMENTA MARTELO: se você segurar pela cabeça e bater com o cabo, está errado; se você segurar pelo cabo e bater com a cabeça no dedão do seu pé, vai se machucar.

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