Minha sala de aula, frescura, accelerando, Hanon, Mozart y otras cositas más

Aqui estão minhas respostas para alguns comentários feitos no Youtube:

1) “Que mundança! Você pedindo opinião de quem concorda ou discorda do que fala, nos comentários… Bem diferente de alguns anos atrás quando mandava vazar quem discordava. Mas, é isso aí! A maturidade chega.”

O problema nunca foi discordar, mas chegar pensando que manda…

Querer dar aulinha…

Querer palestrar…

Aqui é a minha sala de aula, basta comportar-se devidamente.

2) “Não consigo entender partitura,já tentei com uma professora fazer teoria musical,mas desisti”

Frequentemente comento sobre os “ó vida cruel, sou um desastre em tudo”…

Que, na verdade, é uma baita falsidade e frescura.

Observe O QUÊ você não entende.

“Não entendo partitura” não existe.

Tem que ser algo mais específico.

Aí, dia-a-dia, de pouquinho em pouquinho, resolve-se o problema específico.

3) “Rubato agogico não é como acelerando e retardando ?”

De certo modo, sim. Porém, o rubato agógico está ligado à expressão dramática da frase musical, e o acelerando e retardando estão ligados apenas ao tempo propriamente dito.

4) “E o método Hanon? É bom?”

É bom.

Mas não esqueça que o “quê” é 50%.

Ainda temos o “como”.

5) “Piano digital tem sensibilidade na tecla?”

Sim.

6) “Felipe, quando a partitura não vem a velocidade, qual você recomenda? 80 ?”

Depende da música.

7) “A música de Mozart é muito bonita, mas não se pode ouvir mais que meia hora.”

Concordo.

Estou na idade que, depois de meia hora, preciso ir até o banheiro, e então volto pra ouvir mais meia hora.

8) “Você tem algum curso de piano?”

Sim, conheça aqui:

https://www.metodorealdepiano.com.br/