Livro de teoria musical em inglês

Essas e outras necessidades tiradas dos comentários do Youtube aqui:

1) “Alguém pode indicar livro de teoria musical em inglês, por favor ?”

Rudiments of Music, de Stewart Macpherson.

2) ” O pior pra mim é fazer os acordes com as duas mãos. As progressões estão me fazendo largar a faculdade de música. Esse semestre será Piano 4, mas acho que ñ vou prosseguir.”

Busque tocar peças simples ou estudos que contenham duas notas sendo tocadas juntas. Depois, por acordes. Por último, estude a progressão de acordes preparando a posição das mãos antes de articular os dedos. Veja um vídeo meu chamado “Dica para salto e deslocamento das mãos no piano”. Pratique com as mãos separadas e depois com as mãos juntas.

3) “A Sonata ao Luar tá tão batida que NÃO mais suporto ouvi-la de jeito nenhum”

Ainda suporto, mas também não escuto muito. Basta seguir o conselho “se o rádio não toca a música que você quer ouvir… é muito simples… é só mudar a estação, é só girar o botão…” do Saudoso Seixas, o Raul.

4) “Será que eu consigo aprender a tocar piano, só um pouquinho, é o meu sonho, mas eu já tenho 65 ano…, será Professor? Que sonho!!!!”

Só há um jeito de saber!

5) “estou propensa a comprar um Frizz Dobber, vc pode me dizer se é bom?”

Depende muito do preço que for e do estado do instrumento para saber se vale a pena.

6) “Estou fazendo o exercício porém notei que com a esquerda o dedo 3 acaba tentando entrar na brincadeira. Mesmo segurando ele tenta tocar a nota. E os demais não ficam nas teclas, eles levantam.”

Pois é!

Tem exercício que tem a função justamente de revelar um problema.

Continue trabalhando nele pra ajustar os dedos.

7) “Felipe, vc ja se machucou na sua vida de pianista? tipo tendinite etc?”

Graças a Deus, nunca me machuquei realmente.

8) “Felipe…dá umas dicas p Sonata K 545 1st de Mozart, por favor…principalmente naquelas tremidinhas tocando junto com a mão esquerda….”

Procure treinar os trilos (tremidinhas) somente com a mão separada; depois veja o momento em que faz o trilo junto com apenas uma nota da mão esquerda. Em seguida pratique lentamente o trecho que contém o trilo junto com a parte da mão esquerda. Por exemplo, no compasso 4 da Sonata, os dedos da mão direita tocam fá, sol e fá junto com a nota ré da mão esquerda; no compasso 15, os dedos da mão direita tocam o trilo sol e lá junto com o dó da mão esquerda e, em seguida, o dedo da mão direita toca o sol junto com o ré da mão esquerda.

(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)

Como Criar Exercicios De Piano - Clique e Cadastre-se