O mundo é dos espertos, certo?
E não tem esperteza mais esperta do que um estudante de piano autodidata querendo usar apenas os dedos 1, 2 e 3 ou, no máximo, 2, 3 e 4, afinal, como ele mesmo diz para si, “– Não quero nada sério, e é muito difícil controlar todos os dedos!”
Bem, tenho de concordar com uma coisa nessa história:
É difícil controlar os dedos.
Mas não devemos desprezar os dedos 4 e 5.
Eles também são gente e merecem cuidados.
E aqui vai um exercício que ensino desde que passavam episódios inéditos de Caverna do Dragão:
1) Apoie o dedão no instrumento.
2) Toque com os dedos 4 e 5 alguma tecla branca, uma vizinha da outra (pode ser, por exemplo, dedo 4 em um Dó e dedo 5 em um Ré).
3) Toque bem devagar até que você se acostume com o movimento.
Muito bem!
Agora aqui estão algumas condições pra esse exercício surtir algum efeito:
* Os dedos 2 e 3 não podem se comportar como galinhas sem cabeça correndo desesperadas.
* Ao levantar os dedos 4 e 5, eles não podem virar antenas de Nokia 3280 viradas pra cima, mas devem manter a mesma posição curvada utilizada no ataque.
* Punhos e braços devem se manter relaxados e sem movimentos bruscos.
* Ataque as teclas com força nos dedos, mas não do resto do corpo.
Se por acaso você tiver pouco controle dos dedos, vai acontecer o seguinte:
Cada vez que tentar fazer esse exercício com essas condições, uma raiva tão grande vai dominar todas as entranhas do seu ser, que sem qualquer dificuldade você pegaria uma marreta e quebraria completamente seu piano.
Não estranhe!
Isso é completamente normal.
É uma resposta do seu corpo querendo resistir ao adestramento.
Faça esse exercício poucos minutos antes de estudar ao piano.
Inclua na sua rotina diária.
E na medida que melhorar seu controle, você pode até aumentar a velocidade e alterar a articulação.
Em poucas semanas você já sentirá diferença ao tocar qualquer peça…
Sem precisar recorrer a velha posição de pé-de-galinha.
(Nota: Totalmente iniciante no piano ou teclado? Então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)