Estive mexendo no meu baú de partituras antigas.
Além dos espirros tive um tremendo flashback.
Com a data de 1931, uma das partituras vinha com uma mensagem escrita à mão: “Essa peça para a próxima aula”. Claro que não era pra mim, nasci um pouco depois de 1931. A mensagem era de algum professor para algum aluno. Essa partitura apenas chegou até mim. Mas conheço bem essa sensação.
“Essa peça para a próxima aula”.
Além do terror de ter que dominar uma peça em pouco tempo, muitos professores que tive jamais me disseram COMO eu tinha que preparar essa peça. A única forma de saber que algo estava errado era porque ele diziam que estava errado, sem que eu jamais fosse informado de porque e como resolver.
Veja bem:
O estudante de piano está louco pra tocar música.
E pra conseguir ele deve ter um alvo, que é o resultado musical.
E também precisa saber como alcançar o alvo.
Por isso minhas lições on-line mostram o resultado e indicam o trabalho a ser feito.
Pra que jamais “essa peça para a próxima aula” cause calafrios nos meus alunos.
Então façamos um pacto aqui para 2020:
Cada vez que você estudar, pergunte-se:
“– Qual resultado preciso alcançar?”
E:
“– O que está faltando pra alcançar esse resultado?”
Assim, quem for meu aluno, estará bem melhor preparado para tirar vantagem das lições.
E quem não for meu aluno, pode ter um bom guia pra encontrar as soluções.
Por falar em 2020:
FELIZ ANO NOVO
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