Especialistas não sabem de nada

Nesta semana assisti ao filme “A Ponte de Waterloo” (1940) e mesmo sendo uma tragédia impressionante, muitas cenas são bastante cômicas. O filme trata do amor à primeira vista entre uma bailarina e um soldado. Mas encontramos uma lição bem importante para os estudantes de piano que estão buscando um professor.

Depois de assistir a uma apresentação de dança, o soldado diz:

(cito de memória)

“– Gostei muito da sua apresentação.”

E a bailarina:

“– Minha professora odiou!”

O soldado então:

“– Especialistas não sabem de nada, leigos sim!”

Com certeza concordo com essa afirmação.

Em primeiro lugar pelo aspecto que já citei em outras ocasiões, da péssima estratégia educacional que é distanciar demais o que você está fazendo e a opinião de um leigo.

Mas claro que sendo eu mesmo um tipo de especialista, não sou contra mim mesmo.

Não acho que deveriam me colocar no paredão…

Simplesmente porque sou um especialista e não sirvo pra nada.

Nada disso.

A arte busca uma certa forma.

(“forma” no sentido de “resultado final”)

Um professor/especialista busca ensinar o aluno a alcançar essa forma.

Então, quando vê o seu aluno no ato de buscar aquela forma (tocando o instrumento, dançando, pintando, escrevendo, etc etc etc), existem duas opções:

1) O aluno já não tem mais NADA a aprender com ele.

2) O aluno ainda tem ALGO a aprender com ele.

E aqui a opinião do leigo é diferente do especialista.

Afinal, alguma coisa da forma está lá.

O leigo percebe isso.

Ele não utiliza o mesmo olhar de “a forma pode ser melhor” de um especialista.

E aqui chegamos em um conflito verdadeiro:

E se o especialista decidir olhar como leigo?

Simplesmente está fugindo da sua responsabilidade.

Por orgulho de dizer:

“– Já não tenho mais nada pra te ensinar…”

Ou por medo de parecer arrogante e dizer:

“– Ainda tem muito a melhorar…”

(claro, não precisa ser com grosserias)

Mas, pela minha experiência, a maioria dos especialistas não sabe o que está fazendo.

No sentido de que esqueceram sua responsabilidade.

Caíram simplesmente no conto do “facilitador”.

Então, pra todas as pessoas que me perguntam sobre como encontrar um bom professor:

Ele tem de ser seguro quanto ao resultado que quer ensinar.

Se é um doido que não sabe pra onde está levando o aluno…

É melhor que o aluno pule feito um doido de vídeo em vídeo no Youtube porque o resultado será praticamente o mesmo e sairá bem mais barato.

(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)

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