É um pássaro? É um avião? Não! É o…

Super-Repertório.

Não tem capa.

Nem nasceu em outro planeta.

Não é nem um pouco sexy.

E soa antiquado e desanimador.

Alguns estão pensando agora:

“– Por que repertório? Não posso tocar o que eu quiser no momento que eu quiser?”

Sim, pode.

Desde que tenha desenvolvido suas habilidades em um repertório.

Ou seja, é no repertório que moram suas habilidades.

E como crianças e adolescentes criadas numa boa casa, podem explorar o mundo com segurança assim que estiverem adultos.

Mais um pouco de leitura de mentes e vejo o seguinte chegando aqui:

“– Improvisação…. a improvisação é improvisada e não depende de um repertório…”

Bem, lamento, mas nada há nada improvisado na improvisação.

“Improvisação” é só um nome terrivelmente enganador que deram.

Aliás, não acredite em mim, fique à vontade para tentar improvisar sem ter estudado um repertório.

Muito bem, então! Já que o repertório é tão importante, que tal listarmos alguns cadernos com um repertório supimpa pra desenvolver as habilidades dos alunos de maneira garantida e caprichosa? Grande idéia, hein?!? Na verdade, não. Péssima idéia. O melhor caderno ou seleção de peças não é capaz de garantir isso. Esse é o motivo pra eu evitar recomendar qualquer coisa desse gênero.

O “QUE” estudar é só 50% do necessário.

Certo!

Mais então porque eu comecei este texto com um “Super-Repertório”?!?

Por acaso existe um repertório mágico e tão bem selecionado que pode dar super-poderes aos alunos?

Sim!

E esse Super-Repertório é simplesmente o SEU PRÓPRIO REPERTÓRIO.

Ou, melhor dizendo, o repertório que você se dedica.

Qualquer repertório que você coloca sua dedicação é especial de algum modo.

Isso faz parte daquilo que sempre digo:

Qualquer relação com estudo de música é melhor do que relação nenhuma.

Claro, minha arrogante e parcial opinião é que eu sou muito mais competente pra ensinar O QUE E COMO estudar alguma coisa no piano.

Mas essa é só minha opinião.

Espero um minuto!

Minhas anteninhas de vinil captaram mais uma mensagem vinda daí do outro lado…

“– E os métodos que ensinam uma música nova todo dia… isso NÃO é um repertório…”

Isso não é um repertório somente para olhos (ou ouvidos) sem treino.

Repare bem nesses métodos que prometem ensinar uma música a cada 5 minutos.

Você verá que as músicas são todas bem parecidas.

Trata-se de um subterfúgio pra conquistar o aluno pela quantidade.

Não posso reclamar desses métodos.

Depois de 5 anos tocando a mesma coisa e muito frustrados esses alunos vem até mim pra resolver o problema.

Muito bem, eu teria muito mais coisas pra dizer e outras piadas pra fazer.

Mas aí eu ficaria sem assunto para outros dias.

Então me despeço com a conclusão:

Quem tem núcleo de estudos, tem tudo.

(Nota: Totalmente iniciante no piano ou teclado? Então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)

minicurso-piano-note