Super-Repertório.
Não tem capa.
Nem nasceu em outro planeta.
Não é nem um pouco sexy.
E soa antiquado e desanimador.
Alguns estão pensando agora:
“– Por que repertório? Não posso tocar o que eu quiser no momento que eu quiser?”
Sim, pode.
Desde que tenha desenvolvido suas habilidades em um repertório.
Ou seja, é no repertório que moram suas habilidades.
E como crianças e adolescentes criadas numa boa casa, podem explorar o mundo com segurança assim que estiverem adultos.
Mais um pouco de leitura de mentes e vejo o seguinte chegando aqui:
“– Improvisação…. a improvisação é improvisada e não depende de um repertório…”
Bem, lamento, mas nada há nada improvisado na improvisação.
“Improvisação” é só um nome terrivelmente enganador que deram.
Aliás, não acredite em mim, fique à vontade para tentar improvisar sem ter estudado um repertório.
Muito bem, então! Já que o repertório é tão importante, que tal listarmos alguns cadernos com um repertório supimpa pra desenvolver as habilidades dos alunos de maneira garantida e caprichosa? Grande idéia, hein?!? Na verdade, não. Péssima idéia. O melhor caderno ou seleção de peças não é capaz de garantir isso. Esse é o motivo pra eu evitar recomendar qualquer coisa desse gênero.
O “QUE” estudar é só 50% do necessário.
Certo!
Mais então porque eu comecei este texto com um “Super-Repertório”?!?
Por acaso existe um repertório mágico e tão bem selecionado que pode dar super-poderes aos alunos?
Sim!
E esse Super-Repertório é simplesmente o SEU PRÓPRIO REPERTÓRIO.
Ou, melhor dizendo, o repertório que você se dedica.
Qualquer repertório que você coloca sua dedicação é especial de algum modo.
Isso faz parte daquilo que sempre digo:
Qualquer relação com estudo de música é melhor do que relação nenhuma.
Claro, minha arrogante e parcial opinião é que eu sou muito mais competente pra ensinar O QUE E COMO estudar alguma coisa no piano.
Mas essa é só minha opinião.
Espero um minuto!
Minhas anteninhas de vinil captaram mais uma mensagem vinda daí do outro lado…
“– E os métodos que ensinam uma música nova todo dia… isso NÃO é um repertório…”
Isso não é um repertório somente para olhos (ou ouvidos) sem treino.
Repare bem nesses métodos que prometem ensinar uma música a cada 5 minutos.
Você verá que as músicas são todas bem parecidas.
Trata-se de um subterfúgio pra conquistar o aluno pela quantidade.
Não posso reclamar desses métodos.
Depois de 5 anos tocando a mesma coisa e muito frustrados esses alunos vem até mim pra resolver o problema.
Muito bem, eu teria muito mais coisas pra dizer e outras piadas pra fazer.
Mas aí eu ficaria sem assunto para outros dias.
Então me despeço com a conclusão:
Quem tem núcleo de estudos, tem tudo.
(Nota: Totalmente iniciante no piano ou teclado? Então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)