Se você for preparar sua casa pra receber uma visita, pode ser que decida colocar um vaso com belas flores sobre a mesa, e assim enfeitar o ambiente, deixando-o mais agradável. Ninguém duvidará que a mesa está enfeitada. E se você decide cortar as pernas da mesa? Não poderá jamais dizer que isso é um “enfeite”. Mesmo que tenha cortado com todo cuidado e simetria. Isso apenas significa que o modo de usar a mesa mudou. Antes eram necessárias cadeiras, agora, com as pernas curtas, todos devem sentar no chão.
Essa é a diferença entre uma ornamentação musical e um efeito musical.
É a diferença entre um “trinado” e um “tremolo”, que comentei na semana passada.
Pra não me estender demais e explicar em poucas palavras:
O “trinado” é um enfeite que pode ser retirado sem alterar o significado das frases musicais.
Por isso é igual o vaso de flor sobre a mesa.
A mesa continua igual, só mais enfeitada.
O “tremolo” gera uma intensificação do acompanhamento que, se retirado, muda completamente seu caráter.
É como cortar as pernas da mesa.
Ela passa a exigir outro modo de uso.
Isso também serve de exemplo do tipo de habilidade que um aluno dificilmente percebe que precisa.
O aluno está querendo apenas “tocar piano”…
Ele não sabe que muitas das músicas que pretende tocar exigem esse domínio da mudança súbita de caráter.
Às vezes essa mudança é causada por um efeito como o tremolo…
Ás vezes é algo mais especificamente rítmico ou de intensidade…
E tudo isso e muito mais está dentro das duas palavrinhas “tocar piano”.
Por isso o treinamento “O Pianista Aprendiz” se dedica em ensinar aquilo que os professores negligenciaram:
Como lidar com as dificuldades técnicas…
Como parar de se acovardar quando esbarrar com um problema prático no piano.
Quem tiver interesse, conheça mais detalhes desse treinamento aqui: