De onde vêm os acordes pesadões?

Permita-me revelar algo que, pelo que me lembro, nunca revelei assim tão claramente:

Desejo que meus alunos criem liberdade técnica e musical pra tornarem-se capazes de acessar, no máximo de sua capacidade de desenvolvimento, o repertório original de piano.

Isso precisa de alguma explicação?

Bem, talvez seja apenas mania de professor, mas aqui vai…

A coisa mais enigmática aí talvez seja a “liberdade técnica”.

Vou resumir:

Não basta tocar notas em sequência ou notas em bloco…

É preciso dos dois.

A maior dificuldade das notas em sequência está na independência e força dos dedos. Eu diria que essa é uma capacidade técnica chatinha de se desenvolver e, por isso, ninguém fala muito claramente sobre ela e a coloca um pouco debaixo do tapete. Podem me chamar de “Rei Das Articulações”, pois é uma das coisas que mais insisto e cobro dos alunos. Isso porque “articulação” é a esfera de assunto que mais lida com a independência e força dos dedos.

Agora, é óbvio que a habilidade de tocar notas em bloco…

(ou simplesmente “acordes”)

Faz sim parte da nossa “liberdade técnica”.

E muita gente está mesmo interessada é nessa habilidade.

Por quê?

Porque a maioria das músicas que lhes interessa exige essa capacidade.

Principalmente uma sequência de acordes bem fortes…

Bem emocionantes e marcantes.

Muito bem…

Já foram feitas duas perguntas neste texto.

Temos direito a apenas mais uma pergunta…

(não reclame comigo, não sou eu quem faz as regras)

Nossa terceira e última pergunta é:

Qual a maior dificuldade de tocar vários acordes?

Olha, não vou responder essa pergunta não.

Hoje não estou interessado na “maior dificuldade”.

Estou interessado na dificuldade mais ignorada.

Que é o “condicionamento”.

Condicionamento físico mesmo.

Se você precisa tocar vários acordes daqueles bem fortes, bem vigorosos, precisa recrutar força de todo o seu sistema (costas, ombros, braços, mãos, dedos) que significa que o sistema precisa estar preparado para transferir essa força de uma ponta a outra. Isso vai exigir muito vigor físico, portanto exige condicionamento físico.

Os acordes pesadões não vêm dos dedos.

Vem praticamente do corpo inteiro.

E como se adquire esse condicionamento?

Ops…

Estouramos nossa cota de perguntas.

Nos vemos amanhã.

(Nota: Totalmente iniciante no piano ou teclado? Então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)

minicurso-piano-note