Permita-me revelar algo que, pelo que me lembro, nunca revelei assim tão claramente:
Desejo que meus alunos criem liberdade técnica e musical pra tornarem-se capazes de acessar, no máximo de sua capacidade de desenvolvimento, o repertório original de piano.
Isso precisa de alguma explicação?
Bem, talvez seja apenas mania de professor, mas aqui vai…
A coisa mais enigmática aí talvez seja a “liberdade técnica”.
Vou resumir:
Não basta tocar notas em sequência ou notas em bloco…
É preciso dos dois.
A maior dificuldade das notas em sequência está na independência e força dos dedos. Eu diria que essa é uma capacidade técnica chatinha de se desenvolver e, por isso, ninguém fala muito claramente sobre ela e a coloca um pouco debaixo do tapete. Podem me chamar de “Rei Das Articulações”, pois é uma das coisas que mais insisto e cobro dos alunos. Isso porque “articulação” é a esfera de assunto que mais lida com a independência e força dos dedos.
Agora, é óbvio que a habilidade de tocar notas em bloco…
(ou simplesmente “acordes”)
Faz sim parte da nossa “liberdade técnica”.
E muita gente está mesmo interessada é nessa habilidade.
Por quê?
Porque a maioria das músicas que lhes interessa exige essa capacidade.
Principalmente uma sequência de acordes bem fortes…
Bem emocionantes e marcantes.
Muito bem…
Já foram feitas duas perguntas neste texto.
Temos direito a apenas mais uma pergunta…
(não reclame comigo, não sou eu quem faz as regras)
Nossa terceira e última pergunta é:
Qual a maior dificuldade de tocar vários acordes?
Olha, não vou responder essa pergunta não.
Hoje não estou interessado na “maior dificuldade”.
Estou interessado na dificuldade mais ignorada.
Que é o “condicionamento”.
Condicionamento físico mesmo.
Se você precisa tocar vários acordes daqueles bem fortes, bem vigorosos, precisa recrutar força de todo o seu sistema (costas, ombros, braços, mãos, dedos) que significa que o sistema precisa estar preparado para transferir essa força de uma ponta a outra. Isso vai exigir muito vigor físico, portanto exige condicionamento físico.
Os acordes pesadões não vêm dos dedos.
Vem praticamente do corpo inteiro.
E como se adquire esse condicionamento?
Ops…
Estouramos nossa cota de perguntas.
Nos vemos amanhã.
(Nota: Totalmente iniciante no piano ou teclado? Então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)