Como utilizar os e-mails que envio

Josef Hofmann teve como primeiro professor ninguém menos do que Anton Rubinstein (não confunda com Arthur, como também faço regularmente). E contando sobre o que aprendeu com seu mestre, Hofmann lembra que durante uma aula, enquanto tocava uma peça de Liszt, o mestre lhe perguntou:

“– Você já começou? Penso que não estou ouvindo direito…”

“– Sim, mestre, certamente já comecei…”, respondeu Hofmann.

“– Ann.. nem sequer notei…”

“– O que isso significa?”

“– Significa que antes de seus dedos tocarem as teclas, você deve iniciar a peça mentalmente: deve pensar no tempo, no jeito de tocar, e, principalmente, no modo de atacar as primeiras notas, tudo isso antes de realmente começar. Além disso, qual é o caráter da peça? Ela é dramática, trágica, lírica, romântica, humorística, heróica, sublime, mística… qual afinal?”

[aliás, já gravei um vídeo sobre esse assunto (Auftakt)]

E Hofmann ainda completa:

“Rubinstein ficava ao meu lado, e sempre que ele achasse que uma nota ou trecho merecia uma atenção especial, seus dedos incrivelmente poderosos pressionavam meu ombro com tanta força que eu martelava o piano fazendo com que o instrumento gritasse no meu lugar.”

Apesar do valor que essas memórias oferecem, quero destacar isto:

“Pressionava meu ombro com tanta força…”

Por mais medonho que isso seja…

Por mais desagradável…

É exatamente esse o resultado que pretendo ao enviar e-mail todos os dias.

Não é ensinar teoria…

Não é mostrar a beleza da música…

Mas pressionar os alunos a avançar nos estudos.

Às vezes isso é feito falando algo de teoria…

Às vezes com um pouco de história…

Às vezes com uma boa patadinha carinhosa.

Por que estou contando isso?

Só pra destacar que o objetivo por aqui NÃO é agradar?

Não, não…

Não é por isso.

Simplesmente pra prevenir que os inscritos nos meus treinamentos pagos (alunos de fato) pensem que tudo que explico nos e-mails deve ser colocado em prática imediatamente. Nada disso. Sigam sempre a sequência proposta nos treinamentos. Mas, se por acaso algo dito por aqui especialmente doer no seu ombro, é um bom sinal pra você refletir e decidir se deve aplicar nos seus estudos ou não.

(Nota: Você ainda não recebe meus e-mails diários? Você é totalmente iniciante no piano ou teclado? Aproveite então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes e junto comece a receber minhas mensagens. Cadastre-se aqui.)

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