Acento no lugar errado, teoria e prática, meio pedal, sou feio, e identificar a escala da música

É tempo de responder alguns comentários de alunos.

Então vamos enumerá-los e respondê-los com objetividade.

Eis:

1) “Minha dificuldade na subdivisão do tempo em tercinas nos compassos simples é acentuar a nota da última subdivisão. Tenho que prestar muita atenção no ritmo para não acentuar a última nota.”

Comece fazendo um leve acento na primeira.

LEVE.

Assim será mais fácil controlar esse acento indesejado na última.

Estude desse jeito e perceba se o vício está desaparecendo.

2) “O meu plano de estudo é apenas tecnico. Percebí que minha teoria estava anos luz na frente da tecnica, e tecnica é o mais importante”

Essa discussão vai longe.

Não dá pra prescindir de nenhum dos dois.

Mas é bem verdade que disparar no estudo teórico confunde muita gente no estudo prático. Conhecimento teórico não significa domínio prático. Por isso a abordagem das minhas aulas é utilizar a teoria como conselheira, mas não como senhora da didática.

3) “Sua forma de explicar é muito maneira. Você é um grande filósofo. Kkk obrigada, sempre”

Valeu! Eu sou um dos dois maiores filósofos aqui da minha casa.

4) “Felipe, sobre o pedal de Mozart, meio pedal funciona?”

Às vezes é meio pedal, mas nem sempre.

Você pode pegar as revisões Goldenweiser (não é muito fácil de achar, mas vale a pena procurar) que lá ele dá sugestões ótimas de pedal para as obras de Mozart. Você nunca vai achar uma indicação de meio pedal, mas faça o que ele diz ali, com o pedal até o fundo, que funciona perfeitamente bem.

5) “Sua aula é péssima, seu horrível, seu feio”

Me esforço pra sempre melhorar a qualidade das aulas.

Agora, pela feiura, só posso dizer que dá pra se acostumar.

Eu me acostumei.

6) “Nem sempre as músicas começam com a primeira nota da escala na qual ela foi escrita, é certo dizer que o lugar certo para saber qual é essa tonalidade, é sempre a armadura da clave ?”

É necessário olhar tanto a armadura de clave como o baixo do acorde final.

Isso serve para 99% dos casos.

Agora, para ter 100% de certeza, você precisa de um pouquinho de experiência e conhecer a obra para verificar se é sobre essa escala mesmo que a música gira ou se o compositor aprontou alguma pegadinha.

7) “Olá professor, meu sonho é tocar com esta fluência e leveza também como você toca, sei que vai demorar, mas será que chego lá? Quero conseguir, abraços viu!”

Não sei.

Você é paciente e perseverante para realizar objetivos de longo prazo?

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