É tempo de responder alguns comentários de alunos.
Então vamos enumerá-los e respondê-los com objetividade.
Eis:
1) “Minha dificuldade na subdivisão do tempo em tercinas nos compassos simples é acentuar a nota da última subdivisão. Tenho que prestar muita atenção no ritmo para não acentuar a última nota.”
Comece fazendo um leve acento na primeira.
LEVE.
Assim será mais fácil controlar esse acento indesejado na última.
Estude desse jeito e perceba se o vício está desaparecendo.
2) “O meu plano de estudo é apenas tecnico. Percebí que minha teoria estava anos luz na frente da tecnica, e tecnica é o mais importante”
Essa discussão vai longe.
Não dá pra prescindir de nenhum dos dois.
Mas é bem verdade que disparar no estudo teórico confunde muita gente no estudo prático. Conhecimento teórico não significa domínio prático. Por isso a abordagem das minhas aulas é utilizar a teoria como conselheira, mas não como senhora da didática.
3) “Sua forma de explicar é muito maneira. Você é um grande filósofo. Kkk obrigada, sempre”
Valeu! Eu sou um dos dois maiores filósofos aqui da minha casa.
4) “Felipe, sobre o pedal de Mozart, meio pedal funciona?”
Às vezes é meio pedal, mas nem sempre.
Você pode pegar as revisões Goldenweiser (não é muito fácil de achar, mas vale a pena procurar) que lá ele dá sugestões ótimas de pedal para as obras de Mozart. Você nunca vai achar uma indicação de meio pedal, mas faça o que ele diz ali, com o pedal até o fundo, que funciona perfeitamente bem.
5) “Sua aula é péssima, seu horrível, seu feio”
Me esforço pra sempre melhorar a qualidade das aulas.
Agora, pela feiura, só posso dizer que dá pra se acostumar.
Eu me acostumei.
6) “Nem sempre as músicas começam com a primeira nota da escala na qual ela foi escrita, é certo dizer que o lugar certo para saber qual é essa tonalidade, é sempre a armadura da clave ?”
É necessário olhar tanto a armadura de clave como o baixo do acorde final.
Isso serve para 99% dos casos.
Agora, para ter 100% de certeza, você precisa de um pouquinho de experiência e conhecer a obra para verificar se é sobre essa escala mesmo que a música gira ou se o compositor aprontou alguma pegadinha.
7) “Olá professor, meu sonho é tocar com esta fluência e leveza também como você toca, sei que vai demorar, mas será que chego lá? Quero conseguir, abraços viu!”
Não sei.
Você é paciente e perseverante para realizar objetivos de longo prazo?
Se sim, então inscreva-se no treinamento “O Pianista Aprendiz” e comece imediatamente seus estudos: