23 alguma-coisa sobre quatro períodos musicais

* Grosseiramente podemos dividir grandes períodos musicais dos últimos séculos em: barroco, clássico, romântico, e moderno.

* Seria fácil fazer mais (ou outras) divisões, principalmente no “moderno”, mas deixemos de frescura.

* Todos esses períodos têm sua beleza, vamos explorar agora suas características.

* “Barroco” começa em algum lugar do séc. XVII e vai até a morte de Bach.

* Pra continuar deixando de frescura, “barroco” é basicamente Bach.

* Sua mais evidente vocação é a “polifonia”, ou melhor, a clareza polifônica.

* Conhecimento harmônico verdadeiro está na obra de Bach (e não num manualzinho de harmonia funcional que ensina a manipular emoções com progressões).

* “Clareza polifônica” que Bach exige, é o lar da COORDENAÇÃO AVANÇADA.

* Sem levar em consideração Bach, o “Barroco” no geral se caracteriza pelos ornamentos.

* “Clássico” vai até o começo do séc. XIX (poucos anos antes da morte de Beethoven).

* Sem continuidade de discurso, “clássico” não é “clássico”.

* Sua principal vocação talvez seja trabalhar racionalmente os contrastes.

* Com “racionalmente” quero dizer sem exageros e reviravoltas dramáticas (mesmo quando há algum tipo de exagero, ele não é, como direi?, exagerado).

* “Romântico” chega até o começo do séc. XX.

* Provavelmente sua vocação está na completude sonora, ou melhor, na sonoridade mais cheia, proporcionada pelo piano moderno.

* A liberdade que o instrumento permitiu, abriu as portas para o virtuosismo.

* Já é a época em que os exageros em vários aspectos musicais são explorados.

* Esse é o período que todo mundo gosta justamente pela dramaticidade.

* O “moderno” que quero falar vai até mais ou menos metade do século XX.

* A intenção dos compositores é encontrar outro sistema musical e outro ponto de equilíbrio rítmico.

* É essa desconstrução que deixa as músicas praticamente indecifráveis.

* A quebra do sistema tonal gerou um certo apego a parâmetros musicais mais primitivos, como o próprio ritmo e a percussividade do som.

* No geral, esses períodos são as maternidades de tudo que se “estuda” em música.

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