* Grosseiramente podemos dividir grandes períodos musicais dos últimos séculos em: barroco, clássico, romântico, e moderno.
* Seria fácil fazer mais (ou outras) divisões, principalmente no “moderno”, mas deixemos de frescura.
* Todos esses períodos têm sua beleza, vamos explorar agora suas características.
* “Barroco” começa em algum lugar do séc. XVII e vai até a morte de Bach.
* Pra continuar deixando de frescura, “barroco” é basicamente Bach.
* Sua mais evidente vocação é a “polifonia”, ou melhor, a clareza polifônica.
* Conhecimento harmônico verdadeiro está na obra de Bach (e não num manualzinho de harmonia funcional que ensina a manipular emoções com progressões).
* “Clareza polifônica” que Bach exige, é o lar da COORDENAÇÃO AVANÇADA.
* Sem levar em consideração Bach, o “Barroco” no geral se caracteriza pelos ornamentos.
* “Clássico” vai até o começo do séc. XIX (poucos anos antes da morte de Beethoven).
* Sem continuidade de discurso, “clássico” não é “clássico”.
* Sua principal vocação talvez seja trabalhar racionalmente os contrastes.
* Com “racionalmente” quero dizer sem exageros e reviravoltas dramáticas (mesmo quando há algum tipo de exagero, ele não é, como direi?, exagerado).
* “Romântico” chega até o começo do séc. XX.
* Provavelmente sua vocação está na completude sonora, ou melhor, na sonoridade mais cheia, proporcionada pelo piano moderno.
* A liberdade que o instrumento permitiu, abriu as portas para o virtuosismo.
* Já é a época em que os exageros em vários aspectos musicais são explorados.
* Esse é o período que todo mundo gosta justamente pela dramaticidade.
* O “moderno” que quero falar vai até mais ou menos metade do século XX.
* A intenção dos compositores é encontrar outro sistema musical e outro ponto de equilíbrio rítmico.
* É essa desconstrução que deixa as músicas praticamente indecifráveis.
* A quebra do sistema tonal gerou um certo apego a parâmetros musicais mais primitivos, como o próprio ritmo e a percussividade do som.
* No geral, esses períodos são as maternidades de tudo que se “estuda” em música.
(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)