Você já fez a revisão periódica pianística?

Talvez eu devesse fazer a analogia com um carro.

Parece estar tudo bem com o seu carro, nenhum barulho sério, nenhum engasgo preocupante, e nenhuma luz indevida acessa no painel. Isso não significa que uma vez no ano você não deva deixá-lo no mecânico pra fazer uma revisão preventiva, ou para fazer algumas trocas de peças que ainda não quebraram, mas pra que não quebrem e causem um problema maior, já devem ser trocadas.

Não, não vou fazer essa analogia.

Por quê?

Porque se você está me lendo agora, é porque não sente que está tudo bem com seu carro.

E com “carro” me refiro ao modo como toca piano.

Existe alguma dificuldade…

Alguma incapacidade…

Alguma confusão que te incomoda.

Estou ou não certo?

Ok…

Mesmo assim:

Faça uma revisão periódica na sua prática de piano.

Escreva pra você mesmo:

O que você está praticando?

Como você está praticando?

Quanto tempo está praticando de cada coisa?

Depois pergunte-se:

Você devia estar praticando exatamente isso?

Exatamente dessa maneira?

Exatamente por esse tempo?

Vou dar um exemplo um pouco mais concreto:

Normalmente você separa 30 minutos pra praticar alguma música por trechos. Certo… tudo bem até aí. Você isola compassos, as mãos, e faz contagem pra garantir o ritmo. Até aí parece que está tudo bem. Mas e se desses 30 minutos, pelos menos uns 12 você está dedicado a conferir notas. Hmmmm… esse catar milho está praticamente consumindo metade do seu tempo. Isso é justo? É isso que você quer? Será que não está dando um passo maior que a perna e deveria ajustar pra ter mais fluência no reconhecimento das notas?

Eu não estou forçando nenhuma resposta aqui.

Se é essa a maneira que você quer continuar, tudo bem…

Mas isso só faz sentido se você realmente percebe que isso está acontecendo e está disposto a arcar com as consequências.

Então vamos lá:

Será que não está na hora de uma revisão aí?

Pra ajustar a sua prática de acordo com um método que não só estabelece um objetivo, mas também indica dia a dia como chegar até lá, entre para o curso “Do Zero à Pour Elise” aqui:

https://www.metodorealdepiano.com.br/