Teoria Musical (parte 4): Baixo como um sapo ou alto como uma seriema

Na parte 3 utilizamos a “altura” na definição de nota musical.

E “altura” é o que precisamos pra entender o teclado de um piano.

Aqui adotaremos mais algumas premissas:

1) ignorar conscientemente as explicações que dependam de contexto histórico e 2) focar exclusivamente na música ocidental.

Começamos soltando algumas informações:

* Cada tecla de um piano representa uma nota.

* Quanto mais pra esquerda do teclado, mais sapo, quanto mais pra direita, mais seriema.

(Não sei se todos os sapos têm coaxar grave e se a seriema tem realmente canto agudo, enfim, são coisas que estão na minha imaginação. Para pleno entendimento, substitua mentalmente a palavra “sapo” por “grave” e a palavra “seriema” por “agudo” na sentença acima. Obrigado.)

* Pra medir a distância entre duas paredes utilizamos centímetros e metros, em música a distância entre duas notas é medida em semitom (st) e tom (t).

* Um tom é o mesmo que dois semitons (pode-se chamar o “semitom” de “meio-tom”).

Agora vamos tirar algumas consequências de acordo com essas 4 informações…

Existem tecladinhos de criança com 24 teclas.

Assim como existem pianões com 88.

Isso quer dizer que as mesmas 12 notas estão sendo repetidas.

Elas estão apenas em ALTURAS diferentes.

Em um teclado podem existir duas teclas Dó (ou 4 ou 5…)

A diferença é que um Dó será mais GRAVE e outro mais AGUDO.

E considerando notas pretas e brancas, cada vez que você avança ou recua uma tecla, está avançando ou recuando 1 semitom.

De Dó para Dó Sustenido (Dó#), a distância de altura é de 1 semitom.

De Dó Sustenido (Dó#) para Ré, também.

A distância de Dó para Ré é de 1 TOM (ou seja, 2 semitons).

Você pode perguntar:

Por que o Dó Sustenido (Dó#) é uma tecla preta e não branca?

O principal motivo é que foi dada preferência à escala de “Dó Maior” no teclado.

Assim se começarmos por um Dó e percorrermos até o Si apenas em teclas brancas, temos uma perfeita “Escala de Dó Maior”.

Por isso as teclas pretas foram jogadas pra escanteio.

Pois não fazem parte da principal escala.

Claro que temos um motivo secundário:

O agrupamento entre teclas pretas ajuda muito a localizar as demais notas.

Bom, hoje falamos um pouquinho mais sobre altura e entendemos o tom e semitom.

Amanhã é a hora de entender o que é esse negócio de “Escala”.

Se você já sabe algo sobre Teoria Musical essa série de textos pode parecer um chover no molhado.

Mas acho que pode ajudar a entender a visão musical do professor.

(Nota: Totalmente iniciante no piano ou teclado? Então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)

minicurso-piano-note