Teoria Musical (parte 3): O que é nota musical?

Na parte 2 de Teoria Musical, listei quatro ferramentas da composição.

Por que não inclui as “notas musicais” nessa lista?

Simples:

As notas são a substância da música.

São elas que sofrem a interferência das ferramentas.

E quando se começa a falar de notas, aparece um engraçadinho se referindo ao aprisionamento que as notas e as escalas musicais tiveram no ocidente, querendo dizer que existem muito mais do que 12 notas musicais, e pensar de outro jeito, é ser retrógrado blá-blá-blá…

Bem, lembra-se quando eu disse que música é uma organização ARTÍSTICA?

Pois bem, qualquer arte é composta de decisões lógicas, ilógicas, aparentemente lógicas e aparentemente ilógicas.

Então no decorrer da história da música ocidental, foram dadas preferências pra algumas relações.

E as nossas 12 notas musicais (DO-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI + sustenidos/bemóis) foram estabelecidas a partir de um arredondamento de intervalos que existem DE FATO, e não por invenção, em algo chamado de “série harmônica”.

Uow!

Citei 3 coisas novas aqui nessa série de teoria:

“Sustenidos ou bemóis”, “intervalos” e “série harmônica”.

Sem pânico.

O que precisamos entender agora é que “nota musical” é a altura de um som que é reconhecível por nós e, em uma medida relativa, REPRODUZÍVEL com nossa voz.

Um ruído qualquer não tem necessariamente uma nota porque não é reproduzível.

Isso não quer dizer que um instrumento musical não possa artificialmente reproduzir uma altura tão alta ou tão baixa que a voz humana não consiga reproduzir. Esse instrumento pode fazer isso, mas a voz humana consegue reproduzir aquela mesma nota em uma altura mais alta (aguda) ou mais baixa (grave). Foi isso que eu quis dizer com “uma medida relativa”.

Então temos uma boa definição provisória de nota:

“É um som em uma altura reproduzível pela voz humana”

Para existir no mundo real, uma nota ainda precisa de uma duração, uma intensidade e um timbre.

Aqui vemos as 4 ferramentas aplicadas em um som isolado.

Acho essa definição perfeitamente aceitável pra uma pessoa normal.

Sem a necessidade de recorrer a matematismos ou obscuridades.

Então dou-me por satisfeito por hoje.

(Nota: Totalmente iniciante no piano ou teclado? Então conheça o Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)

minicurso-piano-note