Quando estudar piano demais é prejudicial

Talvez se você perguntar pra algum professor de educação física ou fisioterapeuta quanto é o tempo ideal para treinar alguma atividade física, por exemplo, futebol, ele dirá que 4 horas é melhor do que 6 porque, sei lá, alguma característica dos músculos e tendões favorece esse tempo menor.

Calma, professores de educação física e fisioterapeutas…

Não precisam ficar irritados porque falei besteira.

Escrevi “talvez”, perceberam?

Era só pra mostrar o contraste com o seguinte:

Existe um momento no aprendizado de piano que estudar muito tempo de uma só vez é extremamente prejudicial.

E não é prejudicial por causa de músculos e tendões e ossos.

Mas por culpa da imaginação.

Qual é esse momento?

Qual é esse momento em que é preferível uma hora de estudo ao invés de duas, 40 minutos ao invés de 60, 20 ao invés de 40? Qual? Qual? Qual?

Justamente no começo.

Justamente nos primeiros meses de aprendizado.

E por quê?

Por que o ossos não estão preparados?

Não!

Mesmo que eu crie uma tabela com 60 minutos de estudos diários, distribuindo exatamente o que o aluno precisa fazer nos primeiros 15 minutos, depois até os 45, descrevendo exatamente como finalizar o dia de preparo nos 15 minutos finais, a maior possibilidade é que esses 60 minutos sejam apenas nominalmente preenchidos com o que foi descrito, e REALMENTE tenha sido feito algo que não vai alcançar o resultado esperado.

E então?

Isso significa que mesmo fazendo COM DEDICAÇÃO o tempo de estudo não vai gerar resultado.

E então?

Com toda a razão do mundo o estudante vai desanimar.

Por isso no começo é recomendado aquilo que cabe na imaginação do aluno.

Uma música adequada, um aquecimento simples…

E pouco tempo.

Assim a imaginação dele pode se alargar junto com a sua habilidade.

E na medida que ele souber DE VERDADE porque está fazendo daquele jeito, porque e como deve ser de tal maneira, sem apenas saber porque o professor falou que é assim, mas porque ele sabe na EXPERIÊNCIA, NOS DEDOS… se já puder abarcar imaginativamente o trabalho correto ligado ao resultado esperado, então ele pode preencher um tempo maior de estudo tendo certeza de que não vai dar espaço pra nenhuma minhoca mental, nem estará se dedicando numa coisa inútil.

A moral da história é:

Só aumente seu tempo de estudo se REALMENTE souber porque está fazendo isso.

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