Posso sugerir um prazo final?

Existem dois benefícios em ser um músico que recebe algum pagamento:

1) você tem um prazo definido pra estar pronto

2) você tem de apresentar-se não importa como esteja

Veja que o benefício não está no pagamento, já que pagamento da maioria dos músicos é sempre uma merreca, mas o benefício está justamente naquilo que os amadores pensam que está a parte ruim. Claro, estou falando em “benefício” no sentido de beneficiar a capacidade do próprio músico em lidar com a música, ou seja, prazo e necessidade formam o cenário real que tornam músicos em músicos excelentes.

Eles não têm tempo pra enrolar.

E precisam apresentar algo minimamente bom.

(pelo menos algo que o público perceba como bom)

Na minha imodesta opinião, os amadores e todos vocês aí com essa mania de “toco só pra mim”, perderiam o corpo mole e se desenvolveriam MUITO se criassem um cenário parecido.

Como?

Bem, já fiz um vídeo no youtube pra sugerir como poderia ser organizada uma pequena apresentação.

Publicações em redes sociais também poderiam ser usadas nesse sentido.

Mas, enfim, não estou aqui pra explicar como.

Estou aqui pra dizer que um monte de gente me escreve querendo saber dicas e segredos e macetes dos profissionais, quando todas as dicas e segredos e macetes e desenvolvimento dos profissionais estão dentro desse cenário de necessidade, que normalmente os amadores pensam que estão livres e que, portanto, têm uma vantagem, quando na verdade estão num cenário favorável mais ao corpo mole e ao pula-pula de galho em galho porque não têm compromisso algum.

Definir algum prazo e assumir materialmente alguma responsabilidade só pode trazer benefícios.

Vocês deveriam tentar pelo menos uma vez.

(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)

Como Criar Exercicios De Piano - Clique e Cadastre-se