Pare de ser orgulhoso

Bem, a preguiça me dominou hoje…

Deixarei que meu aluno Cleyton Rocha escreva o texto de hoje.

(está cheio de boas informações, pra quem souber ler)

Aqui está:

====

Show de bola o texto Professor. Tenho acompanhado todos os seus e-mails 😀

Aproveitando o ensejo, ainda sobre música, eu estava lendo alguns artigos na Exame, quando me deparei com este:

“Quer ser mais produtivo? Esqueça os apps e aprenda música”:

“Segundo um número cada vez maior de estudos acadêmicos em todo o mundo, aprender um instrumento como piano, violão ou flauta pode ser muito mais benéfico para o seu desempenho mental do que a parafernália tecnológica que supostamente melhora funções cognitivas como memória e concentração.”

Eu li isso e concordei na hora e acrescentaria que não apenas aprender o instrumento em si, mas acredito que à metodologia do professor também conta muito.

Posso dizer que depois que comecei a fazer seu curso, senti uma melhora bem significativa tanto ao lidar com o instrumento como também em outras áreas de estudo, porque eu tenho costume de tentar assimilar bem o conteúdo e depois fazer uma analogia com outras atividades do meu cotidiano.

Atualmente eu estudo (como autodidata) pra ser compositor de trilhas sonoras TV & jogos e resolvi aprender piano/teclado justamente pra me ajudar nessa tarefa, eu era orgulhoso professor, eu não queria tocar musica dos outros, nem fazer cover, nem nada, queria criar as próprias musicas do zero de ouvido, ser o original/inovador, demorei pra cair na real que isso de certa forma é um erro…

Pois bem, com seu método de ensino, aquele da ‘piramide’ entre outras dicas que há no Youtube/Artigos, como p.e.: “focar nas nossas dificuldades, ao invés de ficar voltando toda vez do começo do estudo (eu fazia muito isso), tentar imitar os gestos, observar o que o outro esta fazendo, analisar e tentar reproduzir, prestar atenção na qualidade da produção musical e etc.”, eu comecei a trazer tanto para meus estudos de composição, como de língua estrangeira, computação e etc.

E é incrível como tem me dado resultado, por exemplo, a questão da “qualidade da produção musical e imitação” pode ser equiparada ao estudo de línguas como p.e. “se preocupar mais com a dicção e tentar imitar a forma que um nativo fala”, e sobre a crítica que o senhor faz, e com razão, “aprender 1000 acordes” que não ajudarão em nada e que muito provavelmente iremos esquecer, vejo que é o mesmo que aprendermos palavras de outras línguas e traduzi-las de forma isolada, se esquecendo da frase que daria o sentido, facilidade pra memorizar e a aplicação no dia a dia, ou seja, todo o contexto.

Uma das minhas preocupações quando comecei a fazer o curso era “isso vai me atrapalhar no estudo de teoria musical, composição, mixagem e etc.”.

E tem sido justamente ao contrário o curso + todos seus conselhos, me deu um boost e maior facilidade pra absorver e organizar os conteúdos teóricos, (pois acredite, antes eu fui inventar de estudar contraponto (por culpa do Bach, rs curto demais) antes de aprender os intervalos e não dava, não entendia nada kk).

E Isso porque eu nem terminei o curso de piano ainda, pois estou absorvendo o máximo que posso e estou bem contente com o progresso que estou tendo.

Bom, pra resumir, o que posso dizer é que estou me sentindo mais produtivo, e além disso, me sentindo ‘capaz’ de realizar coisas que eu achei que iria ficar atravancado por muito mais tempo tanto no piano/teclado como em outras atividades como mencionei acima e agora com esse artigo que li, me deu mais motivação ainda.

To bem feliz de ter encontrado o seu curso e me livrado dos “professores dos acordes” de youtube que tem por ai, no qual ensinam uma coisa e nos comentários várias pessoas dizendo que está errado, e nisso eu não sabia em quem acreditar, contigo é diferente, o senhor possui excelente didática, domina o instrumento e tem autoridade no assunto 🙂

Valeu Mestre Marechal Scagliusi, desculpa pelo textão, Deus o abençoe! rs

Abraço,

Cleyton Rocha

====

(Nota: Tem interesse me começar a aprender piano? Então cadastre-se no Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)

minicurso-piano-note