Perguntas frequentes dos perdidos
O texto de hoje não serve pra todos.
Na verdade, a maioria pode simplesmente desconsiderar este texto.
A mensagem é especial para aqueles que estão perdidos.
Que não acompanham direito o meu canal no Youtube e estão cheios de dúvidas que já respondi.
A todo momento recebo perguntas das mais variadas sobre estudo de piano.
Então hoje não tenho nenhum ensinamento real pra passar.
Apenas listo abaixo alguns dos vídeos no Youtube que podem ajudar a esclarecer as dúvidas desses perdidos.
Vídeos para os perdidos:
Relação do pentagrama com as notas:
https://www.youtube.com/watch?v=qKIXf5bz6SM
Como escolher o dedilhado para piano:
https://www.youtube.com/watch?v=o6egitAoYnc
Para que servem os pedais:
https://www.youtube.com/watch?v=zSm2T1ndZHc
Como montar escalas:
https://www.youtube.com/watch?v=lvojJZ1rfs8
Preciso mesmo ler partituras?:
https://www.youtube.com/watch?v=iRxrqHW5_xg
Qual a ordem de estudo de uma partitura:
https://www.youtube.com/watch?v=GXuzqFwduOs
Como estudar as diferenças de dinâmica:
https://www.youtube.com/watch?v=lRJGbOu9C2w
Como evitar a tensão muscular:
https://www.youtube.com/watch?v=-ytYuoQSN4o
Estudar muito de uma vez ou pouco várias vezes:
https://www.youtube.com/watch?v=OKBcKtOKtOw
Para que servem os exercícios técnicos:
https://www.youtube.com/watch?v=gzLIYHJ3QiE
Isso é tudo por enquanto.
(Nota: Que aprender a tocar piano? Então cadastre-se no Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)
Pré-conceitos estúpidos que ainda vão matar você
Já escrevi em outro lugar que é muito provável que você tenha vários pré-conceitos estúpidos sobre música e piano.
E como venho matutando muito em como descrever o aprendizado, aqui estão alguns pré-conceitos mais comuns:
1 – Para tocar é necessário talento.
2 – Basta receber lições por conta-gotas, o famoso “ensino gradual”, que o problema está resolvido.
3 – Não é necessário um professor pra aprender, basta um método (por acaso foi uma árvore que criou o método?).
4 – Quanto mais tempo de estudo, melhor.
5 – Você não precisa de um repertório, basta tocar as músicas que gosta.
6 – Técnica se resume a exercícios repetitivos.
7 – Quanto mais escalas e acordes decorar, melhor pra você.
8 – Você só precisa acumular truques pra tocar bem.
9 – A sequência de estudos é da teoria para a prática.
10 – Basta amor e força de vontade pra aprender piano…
Peraí, por acaso não é necessário força de vontade pra estudar piano?
Como isso pode ser um pré-conceito estúpido?
Pois então tente enfrentar um leão com muita força de vontade…
Você morrerá fazendo força, 😀
É assim que se morre por causa de uma opinião.
A capacidade de se manter com foco e motivação só é realizável se você tiver as ferramentas necessárias para desenvolver o seu aprendizado. Tendo o rifle, munição e todo o material de sobrevivência, você só não enfrentará o leão se realmente não tiver vontade real de caçar.
Essa lista de opiniões erradas é, claro, muito maior.
E cada um desses itens são perigosos e podem impedir o seu real desenvolvimento no piano.
Se você segue, mesmo que inconscientemente, algum deles, está perdendo um tempo precioso que poderia se dedicar naquilo que é essencial.
Espero que isso faça você, pelo menos, parar e refletir.
(Nota: Se quiser começar a aprender piano, então cadastre-se no Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)
Colocaram alguma coisa na água?
Vejo que alguns líderes de audiência no Youtube estão falando sobre a importância da imitação no piano.
O que será que aconteceu?
Alguém jogou alguma coisa na água?
Ou foi isso ou esses professores popstars perceberam uma coisa simples:
De que adianta propagandear por aí que aprender piano é fácil, facinho, sem conscientizar os alunos de quais são as ferramentas necessárias para o desenvolvimento? Talvez esses professores pararam de dar ouvidos a marketeiros e começaram a pensar nos alunos.
Bom, eu gostei muito dessa mudança!
Será que logo eles vão dizer também que é necessário algum desenvolvimento técnico? 😀
Quando comecei a ensinar piano pela internet em 2014, sabia muito bem que seria um páreo duro lidar com um público que está acostumado com cursos e conteúdos que prometem ensinar “tudo” de maneira “fácil”.
Praticamente todos os dias recebo mensagens de alunos que nem se dão ao trabalho de ler o que publico.
Que só querem saber de “truques”.
Tento ao máximo ignorar esse tipo de comportamento, me concentrando somente nos alunos que, no mínimo, estão prestando atenção no que digo, mas muitas vezes é necessário tirar a barreira que está atrapalhando o caminho, do que simplesmente insistir que o caminho existe.
Se você está lendo este texto até aqui, então está mesmo prestando atenção.
(Ou quem sabe realmente tem alguma coisa na água e essa é a primeira vez que você está lendo todo um texto meu)
Nunca prometo mundos e fundos, como normalmente se faz por aí.
Mas digo uma coisa:
Eu realmente ficaria surpreso se você entrasse no treinamento “O Pianista Aprendiz” e, mesmo sem praticar nada do que eu proponho, não caísse uma escama de ignorância dos seus olhos, adquirindo finalmente uma visão segura do que precisa fazer para tocar piano.
Parece uma promessa exagerada?
Pode ser que sim, mas eu confirmo cada palavra dela.
Inscreva-se aqui:
https://www.aprendendopiano.com.br/pianista-aprendiz/
Coisas no mundo do piano que não fazem sentido
Algumas coisas realmente não fazem nenhum sentido.
Essa é uma grande verdade especialmente no mundo do piano.
Isso porque 99% das pessoas gostam de ouvir música, por isso a maioria têm alguma opinião absurda sobre o tema.
Mas o mais preocupante de tudo, são as opiniões sem sentido dos professores.
Já que está pressuposto que eles são os mestres do ensino.
Vamos listar algumas coisas bem absurdas que ouvimos de professores:
1 – Professores que dizem ter criado um novo método de ensino, mas não é novo método coisa nenhuma, mas o simples fato de que eles mesmos ensinam, por isso chamam de “novo”.
2 – Propostas de “aprender qualquer música que você quiser”, ou seja, você entra na imitação para todo o sempre.
3 – Aquele professor, músico de pizzaria, que diz que o segredo é a harmonia funcional, como se não existissem saltos, repetições, frases, ligaduras, ritmo, intensidade etc. no estudo harmônico.
4 – Que você precisa de 560 escalas e 1.000 acordes e não precisa adquirir experiência musical.
5 – Ensinamentos do tipo “gradual”, em que você aprende a usar uma nota por lição, ou seja, você é tão estúpido que deve aprender de forma mais gradual do que uma criança.
6 – Que tocar piano ou teclado é fácil, claro, basta você comprar o curso do grande professor, depois disso a coisa não fica tão fácil e você precisa estudar de qualquer jeito.
Provavelmente existem outras 20 coisas absurdas para colocar na lista, e como escrevi esses 6 itens em 2 minutos, achei que seria perda de um tempo precioso listar mais.
E perder tempo também seria uma coisa absurda, certo?
(Nota: Se você quiser começar a tocar piano, então cadastre-se no Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)
Quanto tempo você consegue conversar com um desconhecido?
Recebi esta pergunta interessante sobre tempo:
“Felipe, trabalho em horário comercial e tenho que cuidar da minha família, não tenho muito tempo disponível. Quero mesmo aprender piano, será que preciso esperar ter mais tempo livre para me dedicar?”
Sim, você precisa ter tempo livre para se dedicar.
Quanto tempo?
Você precisa de:
20 minutos.
Isso, 20 minutos.
Tem o dia cheio?
Acorda cedo e só chega em casa muito tarde?
Você pode acordar 20 minutos mais cedo ou dormir 20 minutos mais tarde?
Sim? Então você pode aprender.
Você pode utilizar 20 minutos de seu tempo de almoço, ou do intervalo de alguma atividade cotidiana?
Sim? Então você pode aprender.
Isso porque você precisa aprender a ter intimidade com o instrumento.
Mais ou menos a mesma coisa quando conversamos com um desconhecido:
Um pouco de conversa é possível manter facilmente, mas para além de 10 ou 15 minutos a coisa passa a ser insustentável, só enrolação.
Mas com um amigo íntimo podemos manter uma conversa de horas e horas sem ver o tempo passar.
Isso acontece do mesmo jeito no piano ou teclado.
No começo estamos acanhados, ainda nem sabemos como colocar os dedos nas teclas, então precisamos de pouco contato.
Com o passar do tempo, nossa capacidade de entender o que precisa ser feito no instrumento vai aumentando, e vamos ganhando intimidade com ele.
Aliás, duvido muito que um iniciante tenha ânimo para ficar mais do que 20 minutos estudando.
Tudo é tão novo que parece que todas as dúvidas surgem de uma só vez…
Então não adianta de nada tentar resolver tudo em um só dia.
Na medida que sua inteligência vai despertando, você é capaz de ficar mais tempo estudando sem nenhuma dificuldade, aí você pode encontrar mais 20 minutos aqui e 20 minutos ali, pois está perfeitamente seguro do que é necessário praticar.
Se você é capaz de parar com a auto-piedade e deixar de achar que o mundo todo é seu inimigo, encontre 20 minutos no seu dia e entre no treinamento “O Pianista Aprendiz”.
No treinamento eu lhe mostro exatamente o que você precisa pra sair do zero e se desenvolver.
O negócio é PODEROSO, 😀
Junte suas moedas, arrume um tempinho no dia e embarque agora mesmo:
https://www.aprendendopiano.com.br/pianista-aprendiz/
Como ensinar música para crianças
Não sei:
Essa é a minha resposta sobre como ensinar crianças pequenas.
Não é falta de vontade de responder.
É o simples fato de que crianças menores de 8 anos precisam de uma abordagem diferente e, de fato, não tenho experiência direta com isso.
Ou seja, nunca pensei em um passo-a-passo para crianças pequenas.
Isso não quer dizer que eu não tenha uma opinião geral sobre o assunto.
Também não quer dizer que não utilize algo da abordagem infantil na minha didática.
(Eu disse “Infantil” e não infantilizante)
Todo o meu material é pensado pra ser absorvido por alunos auto-suficientes, o que só é possível a partir dos 12 anos. Se você utiliza qualquer um dos meus materiais com crianças menores, sem nenhuma adaptação, saiba que está fazendo por sua conta e risco.
Mesmo sem ter experiência, minha visão geral é essa:
Muitos pensam que deixar algum instrumento à disposição da criança é uma boa idéia.
O teclado parece ser o melhor instrumento de todos, pois é de plástico e basta pressionar algumas teclas pra produzir sons.
Minha opinião é de que isso ou não ajuda em nada, ou só atrapalha.
Música é ordem e harmonia, portanto, batidas aleatórias em algumas teclas é, no fundo, anti-música.
Nada se aprende dessa prática.
E qual seria a prática correta?
Bem, não tenho a resposta definitiva, mas uma criança pequena deve praticar atividades que, em primeiro lugar, lhe dê um senso rítmico do próprio corpo.
Marchar contando “UM – DOIS” como era feito nos desfiles de 7 de Setembro, por exemplo.
Ou brincadeiras de bater palmas em velocidades diferentes…
Enfim, acho que você entendeu.
O ponto principal é que a criança pequena deve ficar longe do instrumento, e absorver os aspectos musicais no mundo a sua volta. Se você se interessou por esse assunto, sugiro que faça uma pesquisa na internet, para encontrar atividades infantis desse tipo. Não que seja proibido dar algum instrumento à criança, mas, como expliquei, sem um trabalho para consciência corporal, a coisa pode ser prejudicial.
Ok, e como isso pode nos ajudar?
Bem, mesmo que você não tenha nenhuma criança por perto, vai precisar de algo do método dela pra aprender.
Por exemplo, ao aprender a contagem rítmica.
De algumas gerações para cá, perdemos o costume de dançar em par de maneira ritmada, aquele famoso “um pra cá, dois pra lá”.
Hoje temos pessoas adultas que cresceram somente dançando daquele jeito doido de balançar o corpo, bem típico das músicas populares desde os anos 50 e 60.
Isso acabou desregulando o senso rítmico da maioria das pessoas.
Então, veja bem, quando começa no piano, principalmente ao estudar partituras, e você se depara com as opressoras figuras rítmicas, sugiro que utilize algo da técnica das crianças pequenas:
Comece longe do instrumento, apenas escutando a música que você pretende executar.
Depois de escutá-la algumas vezes, tente acompanhar o ritmo batendo palmas.
Em seguida, siga a melodia assobiando-a.
Qualquer coisa que você possa fazer para incluir o seu corpo no aprendizado é uma vantagem.
Quando for para o instrumento, não tente ser muito exigente logo de cara, siga o processo de imitação que eu tanto comento.
Tente “seguir” o modo que o professor lhe mostrou, sem tentar ser perfeito.
Bem, acho que você entendeu o que eu quis mostrar, certo?
Não tente se comportar como o mestre de piano formado em 24 horas.
Se você puder, observe o comportamento de aprendizado de uma criança pequena.
E, claro, quando tiver oportunidade, aprenda a dançar de verdade 😛
(Nota: Se você quer entender como começar no piano, então cadastre-se no Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)
Depois dessa, você não vai mais reclamar de repetir um exercício
Nada como entender os princípios do aprendizado pra manter o ânimo.
Você por acaso já se perguntou:
Por que muitos exercícios de piano são baseados em repetições que nem mesmo são musicais?
Existem muitos materiais sobre exercícios de piano disponíveis por aí.
Desde vídeos no Youtube até livros — como o famoso “O Pianista Virtuoso”, de Charle-Louis Hanon.
Eu mesmo sempre ensino vários tipos de exercícios em aulas e treinamentos.
Mas para que servem esses exercícios?
A primeira coisa que você precisa saber é que esses exercícios repetitivos NÃO são toda a técnica, mas apenas o seu 1º nível. Além disso, você não vai aprender a tocar piano apenas com esses exercícios. Isso é o que leva muitos professores a desprezarem o exercício técnico, mas isso é apenas incompreensão, pois o objetivo é desenvolver o seu mecanismo corporal e treinar dificuldades isoladamente.
Vamos comparar com o futebol.
Os jogadores não entram em campo direto, sem nenhum treino e não treinam apenas simulando uma partida.
Eles treinam cobranças de faltas, cobranças de pênaltis, cruzamentos, dribles, toques curtos e longos, divididas de bola, etc.
Além disso, eles também treinam musculação em uma academia.
Assim seus músculos ficam resistentes.
Pois é esse o trabalho dos exercícios repetitivos de piano:
São como musculação pianística.
É claro que não é essa musculação que vai lhe ensinar a tocar piano.
Mas, sem ela, o seu trabalho fica muito mais complicado.
Por isso você deve ter uma rotina de estudos inteligente, que utilize os exercícios de maneira eficaz.
O treinamento “O Pianista Aprendiz” oferece isso.
E não só isso:
Nele explico como você organiza todo o seu estudo.
Nunca mais você se preocupará se está fazendo certo ou não.
O que mais você precisa saber para inscrever-se e começar a estudar?
Aqui estão os detalhes:
https://www.aprendendopiano.com.br/pianista-aprendiz/
Durma com o inimigo
Conheço muitas pessoas que encontraram soluções de uma dificuldade depois de relaxar.
Você mesmo já deve ter passado por isso.
Algumas pessoas até encontram soluções quando estão tomando banho.
Podemos chamar esse tipo de tática de “dormir no problema”, ou, sendo mais polêmico “dormir com o inimigo”.
“Inimigo”, nesse caso, é o problema que você está enfrentando.
A explicação disso parece fácil: você encontra a solução para alguns problemas, quando para de pensar neles. E, ainda mais surpreendente, normalmente isso está relacionado a alguma idéia que aparece do nada na nossa cabeça.
Agora, tenho certeza que essa tática também vai lhe ajudar muito no piano.
O piano exige treino corporal e insistir apenas em intervalos e acordes não ajudará com isso.
Por isso ensino a encarar o estudo musical por problemas: isolá-los e encontrar a forma mais eficaz de resolvê-los é uma das chaves para o desenvolvimento verdadeiro.
Acontece que a maioria dos problemas NÃO são vencidos na primeira tentativa.
Isso só acontece se os estudarmos dentro de uma rotina.
Por isso eu sempre recomendo:
DURMA COM O INIMIGO.
Essa é a tática mais “mágica” do ensino do piano.
Assim que você encontra alguma dificuldade e passa a tentar resolvê-la, sempre passa uma raiva danada tentando vencê-la, e acaba desistindo sentindo um baita sentimento de frustração.
E basta uma noite de sono e a volta aos estudos no dia posterior pra você perceber que a dificuldade não existe mais.
Essa é a importância de manter uma rotina de estudos e de não dar atenção ao desânimo.
Muitos estudantes pensam que existe um estudo controlado e fechado em uma lógica matemática pra desenvolver as habilidades, mas isso simplesmente não é verdade.
Quando você começa a entender como funciona o nosso aprendizado, pode começar a aproveitar muito melhor o que temos de humano.
Sei que neste momento uma ficha caiu pra algumas pessoas.
Daqui consigo ver alguns olhos brilhando.
(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)
“Ahhh esses dedos que não me obedecem…”
Grande problema dos iniciantes no piano:
É quase certo que seus dedos NÃO lhe obedecem e provavelmente você passa muita raiva tentando controlá-los.
Isso lembra minha infância:
Todos os adultos, inclusive meu pai, levantando o dedinho do copo quando bebiam alguma coisa.
Era realmente um charme na época, mas, no piano, isso é um desastre.
Quem acompanha meus vídeos já sabe alguns exercícios para o controle dos dedos e sabe que não é por frescura ou por estética que precisamos educar nossos dedos.
Recomendo especialmente o vídeo sobre o vício do dedinho do café.
(E não adianta me pedir o link, largue a preguiça e procure no meu canal do Youtube).
A falta de controle do dedos não apenas PREJUDICA o acerto das teclas, mas causa um efeito em cadeia que desregula o ritmo e impede o controle do andamento da música. Por isso sugiro que você encontre os exercícios que recomendo. Coloque-os de algum jeito na sua rotina de estudos para praticá-los regularmente.
No início, dependendo do seu temperamento, você sentirá uma agonia nos pulsos e nos braços, mas não desista:
Faça devagar e com calma, para que seu corpo se acostume com o movimento.
Essa agonia que você poderá sentir, é o seu mecanismo adquirindo controle da tensão muscular, por isso é muito importante exercitá-lo lentamente e em uma rotina.
Garanto que em pouco tempo você já sentirá a diferença no controle dos dedos.
Quem não tem uma rotina e não sabe por onde começar, está realmente num mato sem cachorro.
Mas não tema!
Pra todo problema, existe uma solução.
A solução que ofereço é “O Pianista Aprendiz”…
Visite esta página:
https://www.aprendendopiano.com.br/pianista-aprendiz/
Esqueça o que eu disse antes
Já disse antes você deve parar de fantasiar e deve pensar claramente qual é o seu sonho ao piano.
Bem, por mais contraditório que isso pareça, agora você precisa esquecer o seu sonho.
Esqueça mesmo!
Apague da memória.
Já esqueceu?
Ainda não?
Veja se ajuda em algo:
Imagine você em um deserto, morrendo de sede, com Sol fortíssimo queimando sua pele, fazendo com que a areia áspera se assemelhe a uma chapa quente. Em desespero, você procura uma salvação em todas as direções e ao longe enxerga um oásis, verdadeira promessa de sombra, água fresca para sua boca seca, e descanso para seu corpo em frangalhos.
Pensando somente na própria agonia e com os olhos fixos no oásis, você sai correndo em direção àquilo que vai saciar sua necessidade e garantir sua felicidade.
Depois de um tempo, você percebe que o oásis não está se aproximando, mas, na verdade, parece estar ainda no mesmo lugar.
Acontece que você estava cego para matar uma necessidade e esqueceu, ou nem mesmo sabia, que a situação espacial em um deserto nos faz ter ilusões quanto à distância das coisas.
Agora você já gastou toda a sua energia e sabe que desperdiçou um tempo precioso.
Se tivesse se mantido alerta, teria reparado que durante o tempo da sua corrida louca para chegar no oásis, ao menos 2 caravanas passaram próximas a você.
A água que eles carregavam teria sido a chance que você precisava de ter recursos para alcançar o destino final, vencendo pequenas etapas por vez.
Melhor do que isso:
Você poderia ter pego uma carona com alguma daquelas caravanas!
É necessário explicar o que essa história tem a ver com o seu aprendizado de piano?
Necessário ou não, explico do mesmo jeito:
Você precisa de um destino final, mas também precisa percorrer o caminho, e precisa fazê-lo de forma sábia.
Como ponto de partida da sua caminhada, você precisa adotar os 3 pilares para um bom aprendizado de piano:
1º Pilar) Possuir o instrumento.
Muitos iniciantes desistem pois não enxergam avanço no aprendizado simplesmente porque só estudam quando vão à escola de música.
Sugiro que você comece com o instrumento que estiver à mão.
Não precisa ser nada muito elaborado, com o tempo, você mesmo sentirá a necessidade de mudar de instrumento.
Se você ainda não tem, e não sabe qual o melhor, sugiro que adquira qualquer instrumento com no mínimo 5 oitavas e com sensibilidade ao toque. Se você pode gastar um pouco mais de dinheiro, procure os pianos digitais da linha P da Yamaha ou da linha Privia da Casio.
2º Pilar) Parar com a infantilidade
Não fique se lamentando que se a sua vida fosse mais fácil, você poderia aprender piano.
Duvido muito que você não tenha 20 minutos por dia para estudar.
E se acordar um pouco mais cedo? E se dormir um pouco mais tarde? E se sair um pouco da frente da TV ou das redes sociais?
Tenha força!
3º Pilar) Este é o pilar mais difícil de encontrar hoje em dia:
Você precisa de um bom professor.
Um bom professor entende as etapas menos óbvias do aprendizado e consegue adaptar um sistema de aprendizado a uma dificuldade particular do aluno.
Um professor que não tem uma boa didática vai lhe ensinar um monte de vícios.
Ou pior:
Não vai saber o limite do que ele próprio pode lhe ensinar.
É esse terceiro pilar que eu espero tomar posição.
O material que tenho para lhe ensinar é justamente uma base sólida para você percorrer o seu caminho não importa o seu destino.
Isso quer dizer o seguinte:
Não importa se você quer tocar na Igreja, tocar em concertos, tocar em recitais, tocar em churrascos, tocar para família, tocar para o cachorro, aprender a fazer o melhor arranjo, aprender a improvisar….
Tudo isso exige que você tenha uma alguma base técnica e que saiba usar o corpo para tocar o instrumento.
(Nota: Se você quer aprender piano, então cadastre-se no Minicurso de Piano Para Iniciantes. Cadastre-se aqui.)







