Antes de mais nada, deixa eu montar o seguinte cenário:
1) Você é capaz de aprender piano.
2) Você é capaz de seguir um método.
3) Você é capaz de resolver suas dificuldades.
5) Muito do aprendizado é realizado gradualmente.
6) Algumas coisas se desenvolvem instantaneamente.
7) Outras capacidades aparecem de uma hora pra outra.
8) Enquanto outras ainda precisam ser bem planejadas e constantemente lapidadas.
PONTO FINAL.
É assim que funciona.
Agora, muitos de vocês sentem que as coisas são diferentes disso. E constantemente tento aqui criar narrativas que apaziguem ou mudem esse sentimento de que alguém é especialmente prejudicado, especialmente sem privilégios, ou que precisa especialmente de um ombro pra chorar suas mágoas e suas expectativas não correspondidas de aprender piano.
Mas olha só:
Professor não é mãe.
Ombros de mãe é que foram feitos pra chorar.
Então imprima e cole perto do piano as 8 premissas que descrevi no começo deste texto, e leia essas premissas toda vez que quiser ficar de chororô e o ombrinho da mamãe não estiver por perto. Seu único verdadeiro problema pra que as 8 premissas entrem em ação é criar o tempo diário de estudo, e com “criar” eu realmente quis dizer “criar”, porque esse papinho de falta de tempo também é outra conversinha mole, você se organiza e o tempo é criado, aqui temos mais um ponto final.
Só acrescentaria mais uma coisa:
Ainda tem gente que tem a cara de pau de chorar que aprender piano leva tempo.
Essas só não percebem que se fosse fácil e rápido, seria uma porcaria.
E não haveria motivo pra ser desejável.
Acham que fui cruel demais neste texto?
Pois continuem não sentando no banquinho pra estudar, sem deixar as 8 premissas agirem, e provavelmente daqui 10 anos o arrependimento lhes digam que fui é muito condescendente.
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