Nada na sua medida, tudo com exagero

Algum grande “sábio” por acaso já destilou pra você a filosofia de que tudo tem sua medida?

De que nada deve ser feito em excesso ou exagero?

Bem, não siga essa regra em excesso.

Tenha bom senso até mesmo ao aplicá-la.

Comecei a aprender isso a há muitos anos:

Nunca havia dado muita bola pra essa coisa de respirar enquanto tocava. Como não é muito fácil coordenar a respiração com a execução, tocava sem respirar inconscientemente. Me estufava inteiro (ainda hoje luto constantemente contra isso) e tocava a peça quase que sem respirar, ou respirando pouco. Um professor fez um trabalho de respiração comigo um dia antes de um recital importante, era basicamente respirar a todo momento de maneira bem exagerada.

Resultado:

Nunca me senti tão tranquilo enquanto tocava.

Amigos que estavam na platéia vieram dizer que eu estava muito diferente…

Que a música parecia estar bem mais clara…

Que eles mesmos tinham conseguido relaxar mais do que o normal ouvindo as músicas.

Cheguei a ouvir um comentário assim de um cara que não sabia que eu tinha feito esse trabalho:

“– Pareceu que tinha mais oxigênio indo para a sua cabeça”

De lá pra cá incorporei essa tática do exagero no meu estudo.

Descobri que ela está presente em todas as áreas.

A que sempre cito, foi de um treinador de boxe que vi no Youtube: “– Num treino o boxeador deve esquivar 15 cm de um soco, pra que na luta real desvie apenas 3 cm.”

Não é necessário que você entenda o motivo disso.

Apenas incorpore essa tática no seu estudo de piano.

Essa tática é central pra aprofundar sua capacidade técnica.

(Nota: Se você é um estudante intermediário de piano e sente que está empacado no aprendizado, faça seu cadastro pra receber o conteúdo Como Criar Exercícios Para Piano! Cadastre-se aqui.)

Como Criar Exercicios De Piano - Clique e Cadastre-se