De que maneira se compõe música?

1) “Se tenho 3 horas que quero me dedicar a 2 instrumentos 1:3h para cada. Isso ajuda?”

Não tenho resposta pra isso.

Faça o teste e veja como a coisa se desenrola.

Adapta-se conforme as dificuldades aparecerem.

2) “Eu sou leigo em musica mas eu acho que os grandes compositores não estão preocupados com harmonias e encadeamentos de acorde. Eles simplesmente ESCUTAM A MELODIAS E SUA TRAMA HARMONICA DENTRO DE SUAS CABEÇAS, e escrevem sem ajuda de instrumento. A musica flui como flui as cores no pincel do pintor. O pintor nem sabe as teorias de cores mas fazem quadros melhore do que muitos formados na arte da pintura.. O mesmo acontece com a musica (Eu sei que o Sr sabe disso).”

Acontece todo tipo de coisa: música que sai inteira direto na partitura, música que é desenvolvida no instrumento a partir de uma idéia na cabeça… enfim, não existe só um jeito de dar existência a uma música.

3) “Professor qual é o seu Instagram?”

Não tenho.

4) “Imagine o teclado do piano somente com teclas brancas equidistantes (as pretas agora seriam brancas também). Não seria interessante abordar o porquê da convenção que se adotou de colocar as teclas pretas onde estão? Porque esses modos foram elaborados a partir daí.”

Tô programando um vídeo sobre isso.

5) “vc quando fica um dia sem treinar, quando vai pegar o piano fica com os dedos duros também, com dificuldade pra fazer escala e tal?”

Sim

6) “Na época do Bach já havia piano ou ele compôs para o cravo?”

Havia um instrumento que se parecia remotamente com o piano e que com o tempo seria aperfeiçoado; mas ele compôs para cravo.

7) “Poderia me tirar uma dúvida, você chegou a indicar em algum vídeo o Método Rosa de Ernest Van de Velde para iniciantes?”

Em vídeo, acho que não. Mas sempre indico esse livro pros alunos.

8) “como fazer pra aprender a tocar piano sem confusão”

Aqui:

https://www.aprendendopiano.com.br/pianista-aprendiz/