Hoje é dia de sopa de perguntas aleatórias.
Sem delongas, vamos misturar os ingredientes:
1) “Mestre, sou canhoto e apanho um pouco em coordenação motora. Tem algum método indicado para as ‘excessões’ como eu? Abração”
Não custa repetir:
Coordenação se resolve com foco total na sincronização das mãos, sem tentar dividir o cérebro em dois. Seguindo um repertório que varie esse trabalho de coordenação, logo se pega o jeito.
Esse negócio de “canhoto” e “destro” me lembrou de algo.
Três de cada cinco alunos “intermediários” que entram em contato comigo, estão nessa situação:
* Estudaram sem ordem nenhuma.
* Tocam alguns acordes fixos na mão esquerda.
* Tocam uma variação da mesma melodia na direita.
Nesse cenário é muito comum um aluno que toca a 10 anos e tem várias dificuldades de coordenação.
Quem está nessa situação, lembre-se:
Você precisa dar atenção a mão que foi negligenciada.
Duplique o tempo de dedicação na mão problemática.
2) “Caro Felipe. Gostaria que você me orientasse sobre dois pontos. A altura do banco do piano e a distância que o banco deve ficar do piano. Obrigada Floripes”
Fácil:
Procure meu vídeo “Postura mais normal pra tocar piano”
3) “eu treino bastante arpejos , mais tenho dificuldade de usá-los quando estou tocando , muitas vezes erro os dedos na região aguda , vc teria um exercício específico , pra memorizar bem?”
É bem provável que isso não tenha nada a ver com memorização.
Mas sim com o reflexo.
Treine os arpejos quão lento for necessário não permitindo errar uma nota.
Cuide pra não errar nada.
Isso vai fazer você se “acostumar” com o que é certo.
Depois disso você pensa em apressar o estudo.
4) “Parabéns Felipe, vc tem sido nosso professor, filósofo e psicólogo. grato”
Tudo isso?
Então tá na hora de aumentar o preço 😛
5) “Como faço pra aprender do zero com você, Felipe?”
Essa é a mais fácil de todas:
Faça sua inscrição no treinamento “O Pianista Aprendiz”.
Aqui estão todos os detalhes:




