1) “Não tenho dinheiro para comprar um piano de cauda da Yamaha, vc poderia me dar um?”
Não.
2) “como pode um sexagenário apreender a tocar piano?”
Da mesma maneira que todos os outros adultos de qualquer idade.
Com a diferença talvez de uma dose extra de paciência.
3) “De onde eu começo, Teoria Musica? Partitúras? Exércícios? etc.. ? e como ir desenvolvendo isso.”
Eu acho que adultos procurando aprender pela internet devem sempre ter um núcleo prático coerente ou, pelo menos, devem suspender especulações e testes até que tenham feito seus dedos viverem muita música. É essa experiência prática junto com a experiência das próprias limitações que darão o tom de como continuar se desenvolvendo.
4) “É possível representar na partitura, tudo ou toda a inspiração musical concebida pela mente, quero dizer: transcrever na pauta toda inspiração musical criada, imaginada na mente?”
100%, não.
Simplesmente porque a mente é algo mais inapreensível do que papel e lápis são capazes de representar.
Mas é possível representar o suficiente.
E, falando sério, não acho desejável toda essa precisão.
5) “Como eh a transicao entre a imitacao e a leitura?”
Olha, pouquíssimas pessoas me perguntam isso.
Segundo arrogantemente entendo a boa compreensão de música por adultos aprendendo pela internet, a IMITAÇÃO é o ponto de partitura seguido da LEITURA E EXECUÇÃO FLUENTE DE PARTITURAS, pois assim se tem acesso a um universo musical menos restrito e muito muito muito mais COMPREENSÍVEL do que algo completamente intuitivo.
Agora, na prática, a imitação nunca termina.
Imitação é a ferramenta humana mais primordial pra aprender qualquer coisa.No começo do aprendizado de piano ela é a via principal, pois aliado ao QUE e COMO tocar uma música, o iniciante deve fazer seu ouvido despertar, principalmente pela internet em que o professor não está ali do lado pra corrigir.
As fases então seriam:
1) Manter o ouvido como guia da imitação pra desenvolver uma base técnica.
2) Seguir os pilares da leitura e execução fluente.
Desenvolva a base técnica aqui: