Existem vários motivos pra seguir um dedilhado indicado no piano

É tiro e queda: O iniciante começa a sentir alguma dificuldade com o dedilhado indicado pelo professor e já começa o discurso interno: “– Ah, esse professor é um exagerado! Por que dificultar o dedilhado? Consigo tocar muito mais fácil desse outro jeito! Não quero nem saber, vou tocar como consigo, porque o importante é…

Continuar Lendo →

Precavido feito um macacão gigante

Quase todo mundo conhece aquele videozinho dos anos 60 que mostra a imagem de um macacão gigante andando e olhando pra trás. Dizem que é a imagem do Pé-Grande. Até hoje alguns caçam o Pé-Grande na região em que foi gravado o vídeo. Nessa mesma região foram gravadas algumas cenas de Guerra nas Estrelas. E,…

Continuar Lendo →

A semana que passou #1

Dizem que o ano só começa agora, depois do carnaval. Que até então a letargia do fim de ano ainda estava bem ativa. Se agora estamos em uma época que a maioria está mais alerta, vamos aproveitar pra fazer uma pequena revisão do que aconteceu por aqui nesta semana. Vou chamar essa série de “A…

Continuar Lendo →

Subindo no tapete mágico da música

Alguém comentou sobre o movimento dos punhos que publiquei no vídeo da semana passada: “Felipe, esse movimento não faz parte apenas de uma escolha estética do pianista?” (as palavras não foram exatamente essas, estou só parafraseando) Não. Não é apenas uma opção estética. Na verdade, está longe disso. E a explicação está no vídeo da…

Continuar Lendo →

Pra onde vai qualquer sistema de ensino

É praticamente inevitável: Quando se sistematiza demais uma forma de transmissão de conhecimento, o sistema mesmo acaba por tomar conta de tudo. Chega-se em um ponto em que nem a transmissão nem o conhecimento interessam mais, mas apenas cumprir com o sistema. E, claro, o passo seguinte é modificar o sistema até que ele pareça…

Continuar Lendo →

Uma dor desconhecida pra quem ainda não começou no piano

Outro dia esbarrei com uma hashtag no Twitter sobre lista de sonhos a se realizar. E lá estava “aprender piano” marcando presença firme. É a coisa mais fácil do mundo sonhar em aprender piano. Basta escutar uma boa música ou um bom músico e… BAM!!! A idéia de SER a pessoa que está produzindo aquilo…

Continuar Lendo →

Porque sou totalmente contra tutoriais de piano

Revisando o que já falei sobre tutoriais: 1) Pular de tutorial em tutorial é imitar o comportamento de um drogado 2) Está relacionado com a preguiça de passar pelo aprendizado 3) Não só o comportamento é de drogado, como o sujeito fica realmente viciado em tutoriais Na verdade, não é uma revisão… É só isso…

Continuar Lendo →

Qual é o melhor método para iniciantes ao piano?

Você já deve ter percebido: Existem dezenas, centenas e provavelmente milhares de alternativas de método de piano. E a cada semana deve surgir uma nova. Mas os melhores métodos são aqueles que mantém as coisas simples. (repare que “simples” não é a mesma coisa que “fácil”) A pergunta que você deve estar fazendo agora é:…

Continuar Lendo →

Entrei na roda da estupidez

O que se passou há uns minutos, poderia ser a imagem perfeita do carnaval. Sentei no banquinho… E comecei a ir pra baixo… E pra cima nas teclas… Percorrendo o círculo das quintas de algumas maneiras… Depois de uns minutos toquei várias músicas. Nada particularmente bem executado. Aliás, nem um pouco bem executado. Quando vi,…

Continuar Lendo →

Usando os pulmões como um profissional

O vídeo de hoje é para os macacos velhos. Apenas quem já sabe muito bem o que está fazendo deve levar em consideração o exemplo de uso dos punhos (pulmões do pianista) pra conduzir uma música. Repare no movimento de um pianista profissional. Mesmo que sutilmente, os punhos têm grande responsabilidade. (alguns até fazem questão…

Continuar Lendo →

Page 1 of 35