A desculpa mais esfarrapada do mundo

Cadastrada aqui na minha lista de e-mails, Mariana Spíndola enviou a seguinte mensagem: ==== Boa noite, professor. A cada vez seus emails me ajudam tanto, que tive que responder para agradecer. Faço uma faculdade integral, e várias vezes me peguei com a velha desculpa do “não tenho tempo”. Depois de alguns puxões de orelha virtuais,…

Continuar Lendo →

Para meu batalhão de alunos

Mais um vídeo especial pra quem faz parte do meu batalhão de alunos. E quem é meu aluno, deve sempre seguir minha ordem direta de gravar-se pra encontrar erros que passam despercebidos durante os estudos. Pois esse vídeo mostra mais um erro comum que deve ser evitado a todo custo. Assista aqui:

Continuar Lendo →

A impressionante arte de fingir que aprende piano

Algumas pessoas discordaram quando eu disse que não é possível aprender qualquer coisa por livros. QUALQUER coisa e não apenas piano. Meu ponto é que sem o contexto e objetivo, livros tornam-se apenas distração… Entretenimento, curiosidade… Ou qualquer nome que você queira dar pra aquilo que vai esquecer em 1 semana. E não existe quem…

Continuar Lendo →

Ninguém aprende a tocar piano por livros

Livros são ótimos! Eu os leio em grande quantidade: Literatura de ficção, biografias, filosóficos, pedagógicos, técnicos, religiosos… Mas a verdade é que ninguém aprende por livros. O motivo é este: Até você não saber O QUE fazer com aquelas informações dadas em livros, tudo não passa de entretenimento e distração, não importa o quanto o…

Continuar Lendo →

E quem tem mãos pequenas?

Vez ou outra alguém pergunta em vídeos que ensino algum exercício pra piano: “E eu que tenho mãos pequenas e não consigo fazer esse exercício, faço o quê?” Antes de mais nada, “mãos de pianista” é um mito. Não é necessário uma mão grande e descomunal. Veja Nelson Freire e a maioria dos pianistas asiáticos.…

Continuar Lendo →

Não é possível aprender a tocar apenas com música?

No Youtube publiquei um vídeo com minha última palavra sobre exercícios repetitivos. Este texto é pra responder uma parte da dúvida: “Não seria possível aprender a tocar apenas com música?” Sim, seria. Mas também seria bem mais demorado. Veja bem, já estou acostumado com a dinâmica da internet. A maioria acha que ter alguma opinião…

Continuar Lendo →

O dia que o Marechal tomou seu próprio veneno

Peguei uma carona pra visitar um professor que mora a 1.600 km de onde moro. Claro que a viagem não foi feita toda de uma vez, então paramos pra descansar em uma cidadezinha do interior e lá conheci um senhor de 83 anos que era mais forte do que um touro. Ele não estava sentado…

Continuar Lendo →

Como começar a adestrar a brutalidade dos dedos

Algumas pessoas tem dificuldade em evitar que os dedos desçam como uma paulada nas teclas. Isso é normal porque nosso corpo não está acostumado a esse controle. E, como ninguém nasce sabendo, é preciso fazer algo quanto a isso. Por isso publiquei Youtube um exercício para os iniciantes. (Vá até o meu canal e procure…

Continuar Lendo →

Algumas boas questões sobre partituras e rotina no piano

Hoje temos uma pequena seleção de dúvidas. Quase todas tem relação com partitura e organização da rotina de estudos no piano. Vamos a elas sem delongas: 1) “Repetir as notas em um caderno pautado ajuda a lidar com as partituras?” Isso é bom em muitos níveis. Muitas pessoas não conseguem utilizar a força bruta pra…

Continuar Lendo →

Você será menos cabeça-de-pudim se entender isto

Três operários estavam preparando madeira pra construção de uma casa. Um visitante aproximou-se do primeiro e perguntou: “– Amigo, o que você está fazendo?” “– Preparando madeira!”, ele respondeu. O visitante fez a mesma pergunta para o segundo, que respondeu: “– Estou trabalhando pra ganhar meu salário!” Indo até o terceiro e último, o visitante…

Continuar Lendo →

Page 1 of 15