A não é B e sim C

Se você aderiu ao aprendizado online ou qualquer variação em que você não tem um acompanhamento direto de um professor, você está dentro de uma modalidade de ensino autodidata. Isso quer dizer que de alguma maneira você tem de ser o próprio professor. A conclusão é que você precisa de algum conhecimento pedagógico. Um dos…

Continuar Lendo →

Os dois tipos de canais de Youtube pra piano

Quase não consegui escrever o texto de hoje, mas assim que as visitas foram embora, resolvi fazer um comentário adicional sobre o vídeo que publiquei no sábado. Basicamente existem 2 canais de piano no Youtube: 1) Aqueles que baseiam seu conteúdo em tutoriais. 2) Aqueles que querem ensinar alguma coisa. Como meu objetivo não é…

Continuar Lendo →

Mister M em ação novamente

O novo vídeo publicado no Youtube mostra mais uma vez qual é o truque por trás da mágica de tocar piano. O objetivo é encontrar e destruir os problemas ao juntar trechos estudados ao piano. Confira aqui: Uma das grandes opiniões erradas que tento combater com meu trabalho online é de que tocar piano trata-se…

Continuar Lendo →

Existe uma correspondência entre andamento e batidas por minuto?

Se pensarmos estatisticamente, sim, deve existir uma faixa que equivalha mais ou menos a cada andamento. Fabricantes de metrônomos adoram relacionar BPM com andamento. E na internet você pode achar dezenas de bilhões de tabelas sobre essa relação. Eu não dou a mínima pra isso. Antes de explicar o porquê: “Andamento” diz respeito a velocidade…

Continuar Lendo →

Experimento pra confirmar que você se engana facilmente com música

Devo estar com febre, porque serei científico outra vez: Vá até o Google e pesquise o primeiro vídeo para o termo “The McGurk Effect”. Trata-se de um vídeo curto produzido pela BBC. O que nos interessa começa mais ou menos em 0:30. O resumo do que acontece é o seguinte: É exibido um close na…

Continuar Lendo →

Como se encher de bactérias apenas assistindo vídeos

Pra variar, serei um pouco científico: Em 2006 pesquisadores americanos fizeram um teste pra confirmar ou negar aquele velho ditado de que se a comida cair no chão e for rapidamente recuperada, não existe nenhum perigo. Parece que não é bem assim. Segundo os testes, já nos primeiros segundos 99% das bactérias aderem ao alimento.…

Continuar Lendo →

O que um amador tem de ter igual a um pianista profissional

Isso já aconteceu há mais de 10 anos: Em algum lugar da Inglaterra, um homem foi encontrado andando na beira de uma rodovia, totalmente desorientado e sem se comunicar com clareza. Logo foi levado para o hospital. Por semanas a fio os médicos tentaram descobrir algo dele. Fisiologicamente não havia nada errado. Mas ele não…

Continuar Lendo →

Uma lição das artes marciais

Das várias analogias que são possíveis entre as artes marciais e o piano, uma muito interessante é esta: Algumas lutas possuem um treco chamado “forma”, “kata”, “kati” etc… Basicamente são movimentos de um determinado nível, isolados e executados todos de uma vez. Exemplo: Existe o kata da faixa branca… (que agrupa em sequência todos os…

Continuar Lendo →

É famoso, todo mundo conhece, mas é preciso prestar mais atenção…

Se você ainda não viu, publiquei um vídeo para os (quase) intermediários que se utiliza de um caderno muito muito famoso, que (quase) todo mundo conhece, que faz parte de 80% dos métodos de formação, mas, na minha arrogante opinião, deveria ser menos “peças de estudo” pra ser algo realmente absorvido e compreendido pelos estudantes.…

Continuar Lendo →

Transformando um 2017 fracassado em um 2018 feliz

Bem, agora já é Dezembro. Não adianta tentar mais nada. Sente, chore e espere 2018 chegar pra tentar outra vez. . . . Na verdade, não. Não faça isso de jeito nenhum. Em setembro enviei uma mensagem comentando algo sobre a chegada do fim do ano e em como poderíamos nos esforçar um pouquinho mais…

Continuar Lendo →

Page 1 of 28