Submetendo os fracos a um tratamento de choque

Uns meses atrás meu aluno Thiago Marcelli me relatou o seguinte: (Resumo) “Tenho uma dificuldade muito grande para seguir alguns dedilhados que são indicados para se fazer os acordes e seus respectivos arpejos. Meu maior problema consiste no uso do dedo 4 de ambas as mãos, quando se começa um arpejo pelo dedo 5 e…

Continuar Lendo →

3 ornamentos essenciais no piano

“Ornamento” é basicamente um enfeite que fazemos em torno de uma nota. Por exemplo: Pra receber alguns amigos em casa, você limpa a mesa de jantar e coloca uma toalha. Qualquer toalha? Não. Uma que seja mais ou menos bonita. Quem sabe pode até colocar um vaso de flor na mesa. Assim os ornamentos ficam…

Continuar Lendo →

Uma luz na variação de exercícios para piano

No vídeo abaixo, mostro um exercício pra coordenação das mãos voltado para o iniciante de piano. Mas é possível ir além do simples exercício. Mostro também algumas variações. Essa capacidade de variar exercícios é muito importante, principalmente para quase-intermediários e intermediários. Criar um exercício significa que o estudante está percebendo uma dificuldade e montando uma…

Continuar Lendo →

É preciso ser menos tático ao piano

Recebi hoje um email de um empresário que dizia que o mundo dos negócios precisa ser menos tático. Isso se aplica facilmente ao mundo do piano. Sempre digo que o aprendizado não deveria ser baseado em truques. Claro que é mais fácil oferecer um livro ou um curso ou um treinamento, enfim, qualquer coisa que…

Continuar Lendo →

“Como saber se realmente aprendi uma peça ou se está apenas mecanizada?”

Hoje vamos falar do parâmetro mais importante para os iniciantes ao piano. Não será uma explicação simples. Mas quem está praticando piano entenderá muito facilmente. A pergunta que chegou é a seguinte: “Como saber se realmente aprendi uma peça ou se está apenas mecanizada?” Pra responder direito, preciso recorrer a algo não musical. No aprendizado…

Continuar Lendo →

O fôlego final de 2017

No momento que estou publicando esta mensagem, falta menos de 100 dias para o fim de 2017. Quando percebi isso, fiquei muito angustiado. Normalmente não dou muita bola para os ciclos anuais. Simplesmente baixo minha cabeça e faço o que tenho de fazer. Mas esse ano foi anormalmente atropelado. Minha lista imaginária de “coisas a…

Continuar Lendo →

Escala com mãos separadas, aceitar um desafio, memória e indo além

Rolei rapidamente pela página de comentários do Youtube e selecionei alguns. Aposto que a resposta de algum deles será útil pra você. Só lendo pra ter certeza: 1) “Posso fazer escalas com a mão direita com um dedilhado e depois tentar fazer com a esquerda?” Bem, a verdade é que não entendi a pergunta. Mas…

Continuar Lendo →

“É um peladão com uma criança…”

Toda vez que algo assim acontece, penso: “Onde está o inocente que fará a todos enxergar a roupa nova do rei?” Não sei se você conhece o conto “A roupa nova do rei”… É mais ou menos isto: Um rei bem vaidoso e, devo dizer, meio estúpido, é enganado por dois vigaristas, que se dizem…

Continuar Lendo →

Um vício ou um preconceito favorável?

Como toda arte ou técnica, tocar piano é um modo de conhecer, aceitar e incorporar uma porção de preconceitos. Isso quer dizer que é necessário se adestrar em coisas que não sabemos o porquê. Ou em modos de fazer que podem ser contraditos em outra ocasião. Isso é muito, muito, MUITO diferente de um vício.…

Continuar Lendo →

O melhor milk-shake musical da atualidade

A quem interessar possa: Sempre houve e sempre haverá influência da música popular na música clássica e influência da música clássica na música popular. Acontece que passamos por uma fase minguante em ambas as vertentes, e seria sábio da parte de quem pretende misturar o leite popular e o sorvete clássico primeiro prestar atenção em…

Continuar Lendo →

Page 1 of 23