Os segredos de Rick Grimes para aprender piano

Se você conhece a série The Walking Dead, certamente sabe quem é Rick Grimes. Ainda não avancei muito nas temporadas, mas Rick tem muito a nos ensinar. Rick acorda de um coma num mundo totalmente transfigurado… Tudo está tomado por zumbis! Por mais patético que seja (e foi num momento cabeça-de-pudim que decidi começar a…

Continuar Lendo →

A mãe de todas as bombas

Os Estados Unidos ter utilizado a maior bomba não-atômica algumas semanas atrás já é algo espantoso em si. Mas me chamou a atenção o apelido de tal bomba: “A mãe de todas as bombas” Quem não ficaria com receio de ser atacado por isso? Desde que vi a notícia desse ataque, e fiquei sabendo do…

Continuar Lendo →

Cuidado pra não ser tão bom que perca o lugar no mundo

O filme japonês “Depois da Chuva” (1999) com certeza está na minha lista de filmes preferidos. Não tem nada a ver com música. Nem com piano. É sobre um samurai sem senhor e sua grande virtude. É um filme simples com uma mensagem explícita: As pessoas virtuosas não tem lugar no mundo. Pessoalmente acho que…

Continuar Lendo →

Uma rasteira nos cabeças-de-pudim

Depois das “5 maneiras cabeça-de-pudim de aprender piano”, minha aluna Michela Marques pergunta: “Quais são os 5 comportamentos opostos ao cabeça de pudim?” Muito perspicaz a pergunta da Michela… Como disse antes, sou preguiçoso, então vamos resumir: O comportamento mais correto é utilizar a imitação como ferramenta de estudo. Eis o ponto: Venho falando sobre…

Continuar Lendo →

5 maneiras cabeça-de-pudim de aprender piano

Não posso negar: sou um cara preguiçoso. E nada deixa um preguiçoso mais feliz do que fazer tudo da maneira cabeça-de-pudim: Sem pensar, sem entender, sem se esforçar… Só fazer um mínimo e mais nada. No piano existem 5 comportamentos de pudim muito comuns: 1) Fazer as lições somente na presença do professor. 2) Dedicar-se…

Continuar Lendo →

Financiando um sanduíche de presunto

Estou prestes a fazer a quarta mudança de casa dos últimos dois anos. Quem vive de aluguel conhece o transtorno. Por isso resolvi visitar um professor meu e garantir uma conversa antes de me afastar mais. Mas temos um problema. Esse professor mora em um dos países mais caros do mundo: A Suíça. É possível…

Continuar Lendo →

Como estudar independência avançada das mãos

Meu aluno Gil de Macedo pergunta (parafraseando): “Como estudar independência avançada das mãos?” Bem, em primeiro lugar, nenhuma das mãos deve ter um bloqueio técnico. Normalmente as pessoas tem um problema com a mão esquerda. Isso deve estar resolvido. Depois disso, nenhum exercício é necessário. A tendência de exercícios é que os façamos no modo…

Continuar Lendo →

Mijando fora do penico

É absolutamente saudável explorar qualquer material sobre música. Não existe barreira nos estudos. Quando as crianças se metiam em conversa de adulto, uma tia minha costumava dizer “– Vocês estão mijando fora do penico, voltem lá para o Popeye e não se metam”. Isso não acontece por aqui. O estudo burocrático e inflexível só funciona…

Continuar Lendo →

E se você tivesse nascido na Rússia?

Não é sem fundamento o clichê de que professores de piano são carrascos. Sei de várias histórias de arrepiar. Principalmente vindas da Rússia… Imagine que você tem 10 anos e toda semana se encaminha pra casa da sua professora de piano. Mas ela não é uma senhorinha meiga e calma. Não, não, longe disso. Ela…

Continuar Lendo →

Polido só o carro mesmo

Existem muitas pessoas que tentam ditar meu comportamento pela internet. “Felipe, não diga isso”, “diga aquilo”, “reveja suas atitudes”… Por acaso você costuma prestar atenção em sugestões de desconhecidos em comentários pela internet? Eu não faço isso. Minha escola de pensamento diz que a idéia não está separada do seu emissor. Sem conhecer o emissor,…

Continuar Lendo →

Page 1 of 4